Na Pajeú oposição e situação fazem balanço dos 100 dias do governo Câmara
Na próxima sexta-feira (10), o governo Paulo Câmara completa 100 dias de gestão, para fazer um balanço das ações e das dificuldades do governo, no Debate das Dez de hoje o comunicador Nill Júnior conversou com o presidente do PT local Jair Almeida nos estúdios e por telefone o representante do governo Assessor da Casa Civil, Adelmo Moura (PSB). O Segundo bloco do Debate contou com a participação de Daniel Valadares secretário de Controle Interno da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, também nos estúdios.
Durante o debate os ouvintes da Pajeú puderam ouvir ainda um pouco do próprio Paulo Câmara avaliando estes 100 dias. Câmara participou do programa Supermanhã, na Rádio Jornal onde fez um balanço de seu governo até aqui.
Jair Almeida disse que a maquiagem do governo acabou, disse que como oposição o seu papel é questionar e que o governo já tem muita mídia pra fazer a maquiagem.
“Eu diria a você Nill Júnior que a maquiagem do governo estadual está borrada, Paulo Câmara não está conseguindo manter a maquiagem em dias como conseguia Eduardo Campos”.
Jair deu como exemplo a educação dizendo que neste momento está gerando muitos debates, lembrou que durante a campanha Câmara prometeu dobrar os salários dos professores e que neste primeiro ano o governo não vai dar praticamente reajuste nenhum, que na verdade vai congelar o salário. Também falou da questão da saúde dizendo que os problemas continuam acontecendo e deu como exemplo o HREC falando das dificuldades que o hospital tem em realizar partos.
Jair também falou da segurança dizendo que nos primeiros dias de governo estourou os problemas dos presídios do estado que estão sucateados, também falou dos crimes de morte aumentando no estado e que o Pacto Pela Vida não consegue dar mais os mesmos resultados de antes, aproveitou para falar das dificuldades que a Policia Civil vem passando com problemas estruturais.
Jair também falou de problemas na estrutura do estado como as condições das estradas, “Não é buraco nas estradas e sim estradas nos buracos” ironizou o petista como forma de demonstrar a precariedade nas estradas do estado.
Jair disse que todos esses problemas fazem com que o governo fique na retaguarda e que não vai conseguir dar respostas imediatas porque além disso recebeu o estado endividado.
Já o representa do governo, Adelmo Moura falou que Paulo começou o governo muito bem, disse ser uma gestão de continuidade e disse que tem que ressaltar duas coisas importantes: a queda de receita do governo do estado como também dos municípios e o rompimento com o governo federal, o que causou a descontinuidade em vários projetos, disse também estar havendo retaliação por parte do governo federal com o estado de Pernambuco.
Adelmo ressaltou a visita de Câmara já nos primeiros dias de governo ao interior do estado onde assinou ordens de serviço para recuperação da estradas.
“Em três dias de governo ele já veio ao Pajeú especificamente onde assinou a ordem de serviço para a recuperação da estrada que liga Albuquerquené à Afogados da Ingazeira, que dentro de noventa dias será entregue, as máquinas estão trabalhando a todo vapor, temos esta estrada aqui de Tuparetama ao Ambó que já foi entregue, acabou de dar ordem de serviço nesses trinta quarenta dias começa o contorno rodoviário de Sertânia, isso aqui na nossa região. O governo pegou muita dificuldades, mas está se planejando já veio na região escutar o povo para se decidir o que vai fazer em quatro anos”.
Adelmo admitiu que muitos problemas existem, mas culpou o déficit no repasse do governo federal para áreas como saúde.
Sobre o aumento dos professores prometido em campanha, Adelmo falou que a promessa é que dobraria em quatro anos, “quando estiver faltando 6 meses e não tiver dobrado, vamos cobrar, mas cobrar agora não dá”.
Adelmo também falou que esses 100 dias foram apenas para planejamento e que o governo federal esta sem rumo.
Daniel Valadares analisou o governo Câmara como bom, disse que está seguindo um bom caminho e que Câmara esta fazendo um bom governo.
“Se a gente for analisar esses 100 dias você tem já em andamento pelo governador Paulo Câmara, por exemplo: a elaboração do projeto do matadouro de Tabira é uma ação desse governo, nos temos a PE 292 que foi o primeiro ato do governador em nossa região, está em andamento a obra, você tem um grande projeto que também o nosso prefeito Patriota está a frente buscando trazer pra nossa região o projeto que liga a estrada de Afogados da Ingazeira a Ibitiranga, está em andamento, o governador está com ele em mãos e está elaborando, existe o Entreposto do Mel, que é um fortalecimento ao seguimento lá de Tabira, você tem aqui a Escola Monsenhor de Pádua Santos que tem o ensino integral, que é uma coisa muito boa, inovadora e o próprio FEM que foi uma grande ideia do ex-governador Eduardo Campos e que Câmara está dando continuidade”.
Daniel disse ainda que muitas outras demandas vão surgir através do trabalho realizado no Todos por Pernambuco em Afogados da Ingazeira.
Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje: