Náutico atropela o Sport e vence o primeiro clássico do ano
A imprevisibilidade que todo clássico tem se fez valer na Arena de Pernambuco. O Sport, único representante do Estado na Série A, dono da maior folha salarial e do maior investimento, favorito ao título, perdeu para o Náutico, que vai disputar a Série C nesta temporada e tem uma folha salarial reconhecidamente menor. A máxima de que “em clássico não tem favorito” foi mostrada dentro de campo e o Timbu se saiu vencedor em uma noite inspirada do meia Wallace Pernambucano, que fez os dois gols primeiros gols ainda na primeira etapa. Tharcysio fechou o placar.
Na escalação, já dava para perceber qual seria o jogo do Náutico. Com um adversário que manteve uma base, disputa a Série A e com um poder aquisitivo maior, a receita era usar o contra-ataque. O Timbu entrou em campo com três volantes e laterais como pontas. Tudo deu certo. Enquanto o Sport tinha maior posse de bola, os alvirrubros preencheram bem os espaços. E foi cirúrgico na frente. Principalmente por causa da atuação de Wallace Pernambucano. Primeiro, Medina pediu a bola em uma cobrança curta de escanteio. Cruzou rápido e Wallace deu uma cabeçada que mais parecia um chute para abrir o placar. A partir daí, o Náutico tinha o jogo que queria. De novo preenchendo bem os espaços, se aproveitou de outro erro do Sport – este, de Pedro Castro. Wallace tomou a bola, arrancou deixando Pedro para trás e tocou por cobertura na saída de Magrão.
Mais presente no campo de ataque, o Sport teve mais a bola no segundo tempo. Ficou em cima do Náutico, mas não conseguiu ser incisivo. O Timbu, por sua vez, manteve a mesma postura: se fechou e, com a vantagem no placar, não se lançou tanto ao ataque. Os leoninos sofreram para achar espaços e o panorama não mudou. O Timbu fez valer o que construiu no primeiro tempo e se saiu vencedor. Nos acréscimos, Thacysio ainda ampliou depois de mais um passe errado de um jogador do Sport. Dessa vez, Sander entregou a bola e Tharcysio avançou até a intermediária e chutou para fechar o placar em 3 a 0.
Autor dos dois gols do Náutico na partida, Wallace Pernambucano atuou mais na frente, como um “falso 9”. E mostrou um bom repertório na partida, atuando como referência. Primeiro, uma cabeçada muito forte para abrir o placar. No segundo gol, mostrou força e explosão na arrancada e frieza para concluir bem, de cobertura, na saída de Magrão. No segundo tempo, mais isolado, não participou tanto e foi substituído.
Com o placar, o Náutico assume a liderança do Campeonato Pernambucano, com seis pontos conquistados. O Leão tem quatro e fica na quinta posição.
O Náutico volta a jogar no próximo domingo, às 16h, de novo na Arena de Pernambuco. Só que o mando é do Vitória-PE. Já o Sport joga um dia depois, às 20h, na Ilha do Retiro, contra o Pesqueira.