Nem Meu, Nem Seu: Museu recebeu alunos de história da FASP
Por André Luis
Na noite desta terça-feira (13), foi a vez de um grupo formado por professores e alunos da Faculdade do Sertão do Pajeú (FASP), participarem do projeto Nem Meu, Nem Seu: Museu, no Museu do Rádio, no bairro São Francisco, em Afogados da ingazeira.
O projeto é idealizado pelo poeta e produtor cultural Alexandre Morais e pela Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, mantenedora do Museu do Rádio, do Cine Teatro São José e da Rádio Pajeú – primeira emissora de rádio do Sertão pernambucano, inaugurada em 04 de outubro de 1959. E conta com o incentivo do Funcultura e apoio da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Educação.
Os presentes, puderam conhecer a história do rádio no Brasil, o nascimento da Rádio Pajeú e o acervo de rádios antigos, peças e equipamentos usados pela emissora, como por exemplo os primeiros transmissores, a primeira mesa de som e o histórico microfone usado por autoridades e repórteres durante a inauguração da barragem de Brotas. Todos saíram encantados com o que viram.
Após conhecerem o acervo, houve um bate papo com o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, que na ocasião, falou como escritor e psicólogo. Palmeira falou da sua ligação com a Rádio Pajeú e a importância da mesma na sua formação.
Presente no grupo, Monsenhor João Carlos Acioly, que além de fazer parte do corpo docente da faculdade, é presidente da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, falou sobre a importância da Rádio Pajeú, na evangelização e educação de um povo. Ainda destacou o esforço feito pelos “desbravadores da comunicação no Sertão” na criação da emissora.
Alguns professores também fizeram uso da palavra e destacaram a importância de um equipamento como o Museu do Rádio para o município, assim como a ligação de alguns profissionais que atuaram na emissora com Afogados da Ingazeira. Abaixo seguem algumas fotos da visita de ontem: