No Palco Pajeú desta sexta-feira o professor e historiador Saulo Gomes
Por André Luis
O Palco Pajeú chegou ao seu décimo quarto episódio nesta sexta-feira (07.02), mantendo-se fiel ao seu propósito que é sempre ser uma declaração de amor às artes, ao Sertão, aos artistas e ao povo sertanejo.
Dividiu a bancada com os apresentadores, Alexandre Morais e Ney Gomes, o professor e historiador, Saulo Gomes – uma das vozes mais esperadas do rádio. O homem que aumenta a audiência dos programas por onde passa.
O programa desta sexta foi antológico. No quadro Memória Pajeú – trecho do programa que sempre relembra áudios memoráveis de personalidades da nossa cultura, rodou trechos pinçados de um vídeo onde Saulo Gomes junto com o documentarista Fernando Pires gravaram um dos últimos registros em vida de um gênio da poesia. Lourival Batista, o Louro do Pajeú.
O vídeo foi gravado em dezembro de 1990. Dois anos depois, em 4 de dezembro de 1992, Louro se transportava do plano terreno para a eternidade. “O registro é antológico. Foi gravação em vídeo, um documentário com o rei-poeta Lourival Batista”, destaca Nill Júnior, diretor de programação do programa.
Chama atenção no vídeo um garotinho, neto de Louro que mais tarde viria a ser um gigante da poesia, trata-se de Antônio Marinho, que na época ainda era um menino de colo e já se arriscava nos versos. A íntegra do programa de hoje você acompanha em áudio e/ou vídeo logo abaixo. E clicando aqui, você pode assistir o vídeo antológico da entrevista de Louro do Pajeú à Saulo Gomes e Fernando Pires.
O Palco Pajeú é um espaço para o talento cultural da região, com poetas, cantores, repentistas, declamadores, músicos e o melhor da identidade cultural do sertanejo.
O programa tem o incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco. Tem a produção executiva da Fundação Cultura Senhor Bom Jesus dos Remédios, a direção de programação de Nill Júnior e a produção cultural do poeta Alexandre Morais, que também apresenta o programa, que ainda conta com a participação do radialista Ney Gomes.
O Palco Pajeú conta ainda com uma ação inclusiva. A Valéria Moura e a Fernanda Roberta, se revezam traduzindo tudo que acontece em tempo real aos internautas que acompanham a transmissão do programa na página da Rádio Pajeú no Facebook para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).