Novembro Azul – Conheça a campanha que cuida da saúde do homem
O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.
Preocupado com a saúde do homem, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou, em 2008, a campanha Um Toque, Um Drible, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos.
O público-alvo da campanha, que é realizada durante o ano todo e tem seu ápice no mês de novembro, são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.
Para quebrar esse preconceito, o objetivo é informar a população por meio de ações interativas, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.
Nos estúdios da Pajeú o médico Dr. Roberto Vicente, falou da importância da prevenção,dos exames, dos fatores de risco, da importância em cuidar da alimentação e da saúde do homem e também da mulher .
Ouça abaixo o que disse Dr. Roberto:
Saiba mais sobre a campanha Novembro Azul acessando o site oficial http://www.novembroazul.com.br/o_cancer_prostata/o_que_e_cancer_de_prostata.php
Veja abaixo vídeo da campanha deste ano:
https://www.youtube.com/watch?v=M9BLsVZJoXI
Aldo, esse médico entrevistado por você hoje (19/11/2014) sobre exame preventivo para a saúde da próstata é o tipo do “doutor sem noção”. Onde já se viu? Querendo desmistificar o chamado “exame de toque retal” ficou falando mais de uma vez, inclusive a homens que telefonaram no ar, que tal exame significa “perda de virgindade”. Sujeito mais sem graça! Que tipo de contribuição ele acha que deu para o assunto?