O abastecimento de água: falta de chuvas deve colocar Afogados no rodízio

Sistema Zé Dantas, Barragem de Brotas e Adutora do Pajeú, juntos abastecem o município de Afogados.

Por André Luis

No Debate das Dez da Rádio Pajeú desta quarta-feira (09), o chefe de distribuição da Compesa, Washington Jordão, falou sobre a distribuição de água em Afogados da Ingazeira e região. A pouco mais de uma semana a Compesa começou a abastecer as cidades de Iguaraci e Ingazeira que há tempos vinham sofrendo com a falta de abastecimento de água. Com isso algumas dúvidas começaram a aparecer na cabeça dos consumidores de Afogados, com relação ao impacto que isso poderia causar no abastecimento do município.

Jordão informou que hoje Afogados da Ingazeira é abastecido através de três pontos distintos: Sistema Zé Dantas, Barragem de Brotas e Adutora do Pajeú e que 40% do volume vem do Sistema Zé Dantas, 40% vindo da Adutora do Pajeú e a Barragem de Brotas sendo responsável apenas por 20% do volume.

Jordão informou ainda que o sistema que está abastecendo os municípios de Iguaraci e Ingazeira, não tem relação com problemas que Afogados enfrentou há alguns dias e que isso não interfere na distribuição de água do município. Informou ainda que problemas com a bomba flutuante na barragem de Brotas, ocasionou o desabastecimento em alguns bairros.

Washington informou ainda que já estão atendendo Iguaraci e Ingazeira e que até o final da semana espera abastecer também Jabitacá e que esses três, serão abastecidas através de rodízio. Rodízio que também deverá ser adotado na distribuição de água em Afogados da Ingazeira.

Jordão disse que ao menos que as chuvas cheguem a região e que com elas haja a recuperação do manancial de Brotas o volume de abastecimento deverá sofrer uma redução significativa, visto que Brotas está com apenas 5% do seu volume.

Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje:

One thought on “O abastecimento de água: falta de chuvas deve colocar Afogados no rodízio

  • 9 de março de 2016 em 15:15
    Permalink

    Afinal, esse povo afogadense ainda não percebeu que vivem numa região de clima chamado semi-árido, onde a oferta de água é escassa?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *