O futuro do trânsito de Afogados da Ingazeira foi o tema de hoje no Debate das Dez

Hoje (27) nos estúdios da Pajeú, Daniel Valadares, secretário do governo, Mário Martins da Associação dos Mototaxistas e  Aldení Nunes mototaxista, debateram sobre o futuro do trânsito no município.

Em pauta, questões como, o andamento do trânsito, o disciplinamento dos mototaxistas, as lotações, sobre estacionamentos e a terceirização do trânsito.

Participou ainda Evandro Lira que entrevistou pessoas por vários pontos da cidade.

Em relação à impressão de que a ação inicial para disciplinar o trânsito de Afogados teria sido abandonada, Daniel disse, “essa impressão é nítida não só da população como também do governo, eu só não vejo como um passo atrás, tem muita coisa envolvida não é só a municipalização do transito”.

Daniel disse ainda que o prefeito já colocou e explicou o porquê ainda não municipalizou o trânsito e explicou que por conta de ter sido um ano de muitas dificuldades com relação à seca a prioridade do governo foi o abastecimento de água e citou as ações realizadas para minimizar esta situação.

Daniel disse ainda que a questão de municipalizar o trânsito leva uma grande quantidade de dinheiro e que isso deve ser muito bem estudado.

“Além do mais esta buscando entendimento com pessoas especializadas, para fazer um estudo completo não só do trânsito, como também da mobilidade urbana, para que assim se faça um trabalho que não prejudique os cofres do município” disse Daniel.

Daniel disse ainda já ter vários custos de modelos para municipalizar o trânsito, disse também que fez várias visitas a Detrans e municípios que já adotaram o sistema de municipalização, mas que além disso, pessoas mais experientes serão ouvidas para se tomar uma decisão certa.

Daniel informou que a prefeitura só terá cem por cento de poder na fiscalização do trânsito quando o mesmo for municipalizado.

Com relação a regularização dos mototaxistas, Daniel falou que estão finalizando esta etapa, iniciando a distribuição das placas vermelhas, coletes e regularizando as carteiras de habilitação.

Daniel informou ainda que em janeiro será dado um prazo de 30 dias para que todos se regularizem e que em fevereiro será iniciado a fiscalização da categoria.

Daniel citou ainda as melhorias já conquistadas no trânsito do município, como a criação das vagas exclusivas para motos, recuperação e criação das sinalizações horizontais e verticais.

Mário Martins disse que a legalização dos mototaxistas é um grande passo para a categoria e informou sobre as ações que estão sendo tomadas para que todos se regularizem.

“Aqueles que não se regularizarem vão perder o direito de exercer a profissão”, afirmou Mário.

O primeiro mototaxista a receber a placa vermelha foi Aldení Numes, que disse estar muito honrado em ser o primeiro.

Aldení disse ainda que muitos dos colegas de profissão não acreditaram quando disseram que a regularização iria acontecer em Afogados.

“Estou muito satisfeito com as ações tomadas pela prefeitura e pela associação”, disse Aldení.

A participação de Evandro Lira, direto das ruas, trouxe para o debate as queixas das pessoas em relação ao trânsito.

Motoristas do transporte alternativo, disseram que o trânsito esta uma bagunça, a maior reclamação foi com relação a motoristas de carro de passeio que estacionam no local reservado para as vans, precisando muitas vezes de que a Polícia Militar seja acionada para resolver a situação.

Outra participação direta das ruas foi do Tenente Matias da Guarda Municipal que disse a Evandro que a guarda esta intensificando a fiscalização, mas que com a chegada do mês de dezembro o fluxo de veículos tem um aumento muito grande, o que dificulta um pouco as ações.

Na praça de alimentação foi identificado um carro Belina, que segundo relatos está estacionado em local proibido há mais de quatro dias.

O Tenente Matias disse que vão entrar em contato com o proprietário para que o mesmo tome a providência de tirar o carro de lá e disse que se isso não acontecer vai buscar meios para guinchar a Belina.

IMG-20131227-WA0002
Belina branca ha mais de quatro dias estacionada em local proibido.
outros carros acabam acompanhando. Foto: Evandro Lira

Contradição:

Enquanto participava do Debate das Dez na Pajeú, Daniel Valadares que deveria dar exemplo deixou seu carro estacionado de forma irregular.

Carro de Daniel Valadares estacionado de forma irregular em frente a Rádio Pajeú
Carro de Daniel Valadares estacionado de forma irregular em frente a Rádio Pajeú. Foto: Evandro Lira

Ouça abaixo o áudio do debate na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *