O legado e a história do professor Luiz Alves

Por André Luis

O legado e a história do professor Luiz Alves dos Santos, foram lembrados no Debate das Dez da Rádio Pajeú FM 104,9, desta terça-feira (12).

Nos estúdios, o presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Igor Sá Mariano, propositor da última homenagem em vida recebida por Seu Luiz, como era chamado o professor. E o coordenador da CIRETRAN de Afogados, Heleno Mariano, que foi vereador constituinte daquela que até hoje é colocada como uma das melhores gerações de câmaras de vereadores da história de Afogados e da qual o professor Luiz Alves fez parte.

Seu Luiz, faleceu ontem à tarde, aos 82 anos. Ele estava internado na Casa de Saúde, depois de nova intercorrência, após alguns problemas de saúde respiratórios identificados.  Há poucos dias, havia vindo de tratamento na capital pernambucana, quando apresentou alguma melhora. Mas ontem teve um infarto fulminante e não resistiu.

Além de ex-vereador e ex-vice-prefeito, Seu Luiz foi ainda professor da FASP, antiga FAFOPAI, na cadeira de Latim, Secretário de Administração de Carnaíba, Presidente da Liga Desportiva e ficou notabilizado por ser mentor do Cenecista Pinto de Campos. O corpo foi velado na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira e seu sepultamento aconteceu às 16h desta terça (18).

Foi indiscutivelmente o vereador com o maior número de mandatos dentre os recordistas, ocupando uma cadeira na Câmara desde os anos 70 até os anos 2000, chegando inclusive a presidir a Casa.

Ficou muito marcado também pela condução através do Colégio Cenesista Pinto Campos, ao ponto da escola ser chamada de Colégio Luiz Alves.

A legislatura da qual o professor Luiz Alves, participou tinha como colegas de mandato: José Patriota, Heleno Mariano, Damião Alves dos Santos, Erickson Torres, Zé Nazário, Nivaldo Inácio, Paulão e Reginaldo Lopes.

O debate ainda contou com a participação por telefone do prefeito José Patriota, colega de legislatura de Seu Luiz. Patriota ajudou a entender o legado do professor. “Tudo que a gente disser sobre Luiz Alves ainda é pouco”, disse o prefeito.

Ainda durante o debate foi relembrado o último pronunciamento de Seu Luiz, quando da homenagem que recebeu na Câmara no ano de 2017, durante Sessão Solene comemorativa aos 108 anos de Afogados da Ingazeira. Seu Luiz recebeu a medalha Orisvaldo Inácio. Ouça abaixo a íntegra do debate de hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *