O papel dos Agentes Comunitários de Saúde, foi o tema no Debate das Dez desta terça (18)
Por André Luis
Eles são considerados por muitos fundamentais para a política de atenção básica de saúde no Brasil. Para o secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Berlarmino, pelo elo de comunicação que conseguem criar entre serviços de saúde – principalmente os da atenção básica, com a população, “são os principais atores”.
Muitas vezes escutamos que além do papel deles, para o qual foram empossados após concurso público, ao longo dos anos foram incluídos alguns penduricalhos de atribuições que não seriam em tese da responsabilidade desses profissionais.
Estamos falando dos agentes comunitários de saúde, que no Debate das Dez da Rádio Pajeú FM 104,9 desta terça-feira (18), contaram um pouco da rotina, dos problemas, principais desafios do dia a dia e falaram sobre qual é o verdadeiro papel de tão importante profissional.
Representantes do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde – Sindracs, os agentes: Auxiliadora Martins, Rogério Jesuíno e Alisson Tiago, participaram do debate, ao lado do secretário municipal de Saúde, Artur Belarmino e afirmaram: “somos médicos, enfermeiros, técnicos e principalmente psicólogos”. Ouça a íntegra: