O problema dos cães de rua em Afogados e no Pajeú, no Debate das Dez

Já está no ar o Debate das Dez com o tema Inquérito Canino, sobre a campanha do Setor Vigilância em saúde para combater a leshmaniose em cães, por conta do risco de leshmaniose visceral, que atinge o ser humano. os convidados são Totonho Vieira, Coordenador da Vigilância Sanitária e Madalena Brito, Diretora da Vigilância em Saúde.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira iniciou esta semana a campanha “Inquérito Canino”, para prevenção da Leishmaniose, nos bairros São Brás e Laura Ramos, áreas com maior incidência.

A campanha tem como objetivo a prevenção da doença em humanos e animais, e está sendo intensificada após ser diagnosticado um caso da doença em humano em Afogados. A doença é transmitida pelo mosquito “palha”. Diferente do Aedes Aegypti, o mosquito “palha” tem hábitos noturnos e se reproduz em locais com acúmulo de lixo e materiais orgânicos.

A Leishmaniose é mais conhecida como “Calazar”, e pode ocorrer em três formas diferentes: Visceral, Cutânea e Mucocutânea. Cada forma da doença tem diferentes sintomas, a exemplo de febre, falta de apetite e elevação da pele no local da picada do mosquito.

Participe  pelo (87) 9-9956-1213, pelo (87) 3838-1213 e no facebook.com/radiopajeu. Para ouvir, sintonize FM 104,9 MHZ,  ou pelas ferramentas eletrônicas: na internet, www.radiopajeu.com.br, para smarthfones com Android no aplicativo da Pajeú que você baixa no Google Play, ou no Tunein Rádio para Iphone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *