Os questionamentos da Câmara ao secretário Gildásio Moura foram tema hoje no Debate das Dez

O Secretário de Saúde do Município de Afogados da Ingazeira, Gildásio Moura esteve presente a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores na última sexta-feira (06) para prestar esclarecimentos em virtude ao grande aumento das reclamações envolvendo a sua secretaria.

A sessão teve início às 20h25 e se prolongou até ás 23h. O plenário ficou lotado, a maioria, de pessoas ligadas à secretaria de saúde do município.

O secretário respondeu as perguntas dos vereadores, e fez uma avaliação do que já foi feito e do que está programado para os próximos anos.

Houve grandes questionamentos por parte dos vereadores, entre elas, questões ligadas à demora de exames, que foi justificada pelo secretário por haver maior procura do que oferta e por isso estariam causando morosidade no atendimento, mas que isto será solucionado para o ano que vem.

Respondeu também sobre a possibilidade em se adquirir um novo ônibus para a saúde municipal, o que foi descartado pelo secretário justificando que muito já foi gasto com este ônibus e que sai mais em conta a terceirização deste serviço.

Gildásio falou ainda da redução dos números da dengue em que o mesmo afirma ter havido uma redução de 96% dos casos.

Sobre de onde viria os recursos para as reformas e ampliações dos PSFs e qual o valor que a prefeitura estaria gastando no transporte de pacientes pela empresa Progresso o secretário disse que os recursos são do Governo Federal, quanto ao ônibus vária entre R$11 e R$22 mil reais.

Foi cobrado ainda um melhor tratamento por parte dos funcionários da secretaria para com a população.

Não convenceu:

O vereador José Edson Ferreira (PROS) considerou insuficientes os esclarecimentos do Secretário de Saúde Gildásio Moura, sobre a situação da saúde no município. Ele participou, nesta sexta-feira, dia 06 de novembro, da penúltima sessão ordinária da Casa Arruda Câmara, deste período legislativo.

Segundo o parlamentar, Gildásio não foi convincente ao explicar sobre a redução no número de exames. Sobre a distância do atendimento nos PSFs, Zé Negão disse que o secretário se embananou totalmente na resposta, pois, de forma técnica falou um quilo e os que lá estavam não entenderam um grama.

Zé Negão se disse inconformado com a situação da saúde no município e ainda declarou que Gildásio não esclareceu o motivo de trazer pessoas de outras cidades para trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde, quando o maior gargalo da administração do prefeito, José Patriota, é justamente o desemprego. “É uma tristeza, vir pessoas de fora tomar o lugar do nosso povo que carece de trabalho, será que ninguém tem competência para assumir tais funções em Afogados?”.

O parlamentar reconheceu a boa intenção do secretário em tentar melhorar a saúde, mas segundo ele, seus esclarecimentos não foram suficientemente respondidos. O Negão mencionou a presença na Casa Legislativa, de servidores da saúde, que motivados pela questão de afinidade com o secretário Gildásio, aplaudiram a desgraça do povo que vem sofrendo com o descaso no município.

Do Blog do Itamar

Esclareceu todos os questionamentos

Já o vereador Igor Sá Mariano (PSDB) emitiu ao Blog do Finfa a sua opinião sobre os questionamentos feitos ao Secretário de Saúde Gildázio Moura.

“O Secretário demonstrou muita capacidade para responder todos os questionamentos, não deixou nada sem resposta. Acredito que o legislativo cumpriu seu papel e trouxe esclarecimentos importantes para a população, vamos juntos construir uma Afogados melhor de se viver”, destacou Igor.

O vereador ainda ressaltou a humildade do secretário em vários momentos da sessão: “Temos que reconhecer que o Secretário teve grande humildade ao reconhecer que a saúde do município ainda carece de avanços em algumas áreas, no TFD e na marcação de exames especialmente, mas as políticas que estão sendo implantadas pela secretaria e foram expostas aos vereadores demonstram que já houve um progresso significativo, essa tendência de evolução deve continuar”.

Por fim, o vereador destacou as obras que estão sendo entregues à população e a capacidade de captação de recursos da secretaria de saúde municipal: “A chegada de duas novas unidades básicas de saúde (UBS) e da Farmácia Básica do município representam um grande avanço na saúde, a população vai ter acesso aos remédios de uso controlado de forma gratuita, desde que estejam com suas respectivas receitas, isso demonstra que o secretário está atento na busca de novos recursos para o município”.

Do Blog do Finfa

O áudio do debate você escuta abaixo na íntegra:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *