Pacto Pela Vida recebe mais um prêmio internacional
O governador Eduardo Campos e o Jucepe também foram premiados pelo BID
O Pacto Pela Vida recebeu nesta quarta-feira (15) um prêmio em Washington DC, capital dos Estados Unidos. O programa do Governo do Estado foi o vencedor na categoria Governo Seguro: Boas Práticas em Prevenção do Crime e da Violência. Na mesma cerimônia, realizada na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o governador Eduardo Campos recebeu o Prêmio Governante: A Arte do Bom Governo.
Outro programa pernambucano premiado na cerimônia foi o de Soluções Integradas da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), na categoria Governo Inteligente: Melhoria dos Procedimentos Burocráticos para Cidadãos e Empresas. O Jucepe foi implantado em 2008 e consiste em um conjunto de soluções tecnológicas integradas para a tramitação objetiva, segura e desburocratizada de documentos para a abertura e fechamento de empresas. Isso reduz o tempo de regularização de 15 dias para dois.
O governador disse que o Pacto Pela Vida é um programa que responde a questão da violência, no Brasil e na América Latina. “Ao longo desses sete anos, somos o único Estado que apresenta reduções, todos os anos, nos indicadores de criminalidade, e o Recife deixou de ser a Capital mais violenta do Brasil para ser a Capital mais segura do Nordeste brasileiro”, destacou.
Números oficiais do governo de Pernambuco dão conta de que desde a implantação do programa, o Estado apresentou uma redução de 33,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
O prêmio do BID para o governante foi lançado em julho de 2013. Além dos programas pernambucanos, projetos do Rio Grande do Sul, México e da Argentina.
Do JC Online