Palmeiras vence o Botafogo e fica MUITO perto do título do Brasileirão
Falta muito pouco para o Palmeiras confirmar o título do Campeonato Brasileiro de 2016. Pouco importa quem está na cola. O Verdão continua dependendo apenas das próprias forças para gritar “é campeão”. Um enorme passo foi dado neste domingo com a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, na arena alviverde, pela 36ª rodada, com gol de Dudu. Que venha a Chapecoense! Enquanto isso, o Botafogo, há quatro rodadas sem vencer, segue no G-6. Mas precisa recuperar o fôlego nas duas últimas partidas do ano para ir à Libertadores de 2017.
O Palmeiras dominou o primeiro tempo. As estatísticas comprovam. Os donos da casa tiveram 71% de posse bola na etapa inicial, contra 29% do Botafogo. O Verdão teve pelo menos três chances claras de abrir o placar, com Moisés de cabeça, com Gabriel Jesus perdendo oportunidade incrível na pequena área e em chute de Dudu, defendido por Sidão. Somente na reta final da etapa é que o time carioca cresceu de produção. E levou susto em arremate de Pimpão. Jailson defendeu.
A partida mudou na segunda etapa. Mais organizado e ofensivo, o Botafogo pressionou o Palmeiras. Levou perigo com Camilo, com Neilton… Ao Palmeiras, a arma passou a ser o contra-ataque. E isso foi ótimo para o Verdão. Com mais espaço, o caminho para o gol se abriu aos 17 minutos. Dudu cruzou para Gabriel Jesus, que não conseguiu concluir e tocou de volta para o companheiro fazer de cabeça. Com a vantagem do time paulista, o Botafogo não mais pressionou, e o Verdão administrou.
O líder Palmeiras chegou aos 74 pontos e aumentou para seis a distância do Santos, que empatou com o Cruzeiro (se o Flamengo vencer o Coritiba, no jogo das 19h30, a diferença pode cair para cinco). O Botafogo, em queda nas últimas rodadas, caiu para a sexta colocação, com 55, mas segue na disputa por vaga na Libertadores.
Na próxima rodada do Brasileirão, o Botafogo recebe a Ponte Preta, no sábado, às 20h, no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. No domingo, às 17h, o Palmeiras enfrenta a Chapecoense na arena, pela 37ª rodada.