Para agradar deputados, Temer troca diretor e promete nomeação na Funasa
Diário Oficial já traz nomeação de 1 dos apadrinhados
Do Poder 360
Deputados aproveitaram a votação de admissibilidade da 2ª denúncia contra o presidente Michel Temer –derrubada pela Câmara –para negociar cargos no governo. Na 4ª feira (25.out.2017), congressistas do Podemos emplacaram mudanças em duas diretorias da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
A 1ª delas já foi publicada na edição desta 5ª feira (26.out.2017) do Diário Oficial. Indicado pelo deputado Aluisio Mendes (MA), Márcio Endles Lima Vale assume a diretoria do Departamento de Administração do órgão. O cargo era ocupado por Thiago Martins Milhim.
Endless já presidiu interinamente a Funasa de março a julho de 2016, depois que a ex-presidente Dilma Rousseff exonerou Antonio Henrique de Carvalho Pires.
Já a diretoria de Engenharia deve voltar a ser ocupada por Leonardo Tavares, apadrinhado por Ademir Camilo (MG). Tavares foi demitido em abril após o deputado votar contra o requerimento de urgência da reforma trabalhista.
Tanto Mendes como Camilo foram contra o prosseguimento da 2ª denúncia contra o presidente Michel Temer. Em maio, o Podemos declarou desembarque da base de apoio ao governo no Congresso.
Com a chegada na Câmara da 2ª denúncia, bancadas e congressistas intensificaram a demanda por cargos e emendas e muitas vezes têm sido atendidos. Governistas negam que o Planalto tem negociado benesses em troca de apoio na votação.