Paraná quebra o gelo, vence o Brasil de Pelotas por 4 a 1 e se afasta do Z-4 da Série B
Estava frio, com temperatura média de quatro graus, mas a Vila Capanema viu um jogo quente para o Paraná Clube, que venceu de 4 a 1 o Brasil de Pelotas, na noite desta terça-feira, em Curitiba. A equipe gaúcha abriu o placar ainda no primeiro tempo com Itaqui, mas o restante da partida foi toda tricolor com Robson (duas vezes), Brock e Renatinho em um segundo tempo que saíram três gols.
Embora a partida tenha se mostrado truncada, com raros espaços, os dois gols da primeira etapa saíram a partir de falhas grotescas da defesa. Aos 16 minutos, Maidana não conseguiu afastar da área e a bola sobrou limpa para Itaqui estufar as redes. O Paraná, por sua vez, logo igualou o marcador, quando a defesa xavante marcou bobeira e Robson bateu no cantinho, sem chance para Marcelo Pitol.
O Brasil voltaria a tomar as rédeas da partida, até que Rafinha teve a chance clara para marcar, mas acabou vencido pelo goleiro Richard. O camisa 10 do Brasil-Pel acabou sofrendo lesão e acabou substituído – o que gerou queda brusca do time gaúcho. Até o final do primeiro tempo, o Paraná criou outras duas chances, mas Pitol saltou nas duas oportunidades.
O panorama da segunda etapa se alterou completamente. O Paraná passou a amassar os visitantes. Sem dó, criou chances com Robson e João Pedro. O gol da virada saiu aos 10 minutos. Após cobrança de falta, a zaga do Brasil-Pel afastou mal e Brock chutou colocado. A bola ainda desviou na zaga e enganou Marcelo Pitol.
Bem que o Brasil de Pelotas teve a chance clara para empatar aos 26, mas Rodrigo Silva desviou para fora, após grande jogada de Marcinho. A partir de então, só deu Paraná. Após um verdadeiro carnaval na área xavante, Evaldo tocou com a mão na bola: pênalti e expulsão do zagueiro. Robson acertou a cobrança e ampliou. Instantes depois, Renatinho decretou a vitória, com um chute cruzado na grande área.
Com a vitória, o Paraná saltou para a 9ª colocação na tabela, com 20 pontos, e se afastou do Z-4. Na próxima sexta-feira, enfrenta o Luverdense no Passo das Emas. Já o Brasil de Pelotas se complica na tabela e entra em crise em 15ª na tabela, com 17 pontos. No sábado, tentará a reabilitação diante do Paysandu, no Bento Freitas.