Parlamento da Crimeia vota por se incorporar à Rússia e marca referendo
Aprovação foi feita por unânimidade nesta quinta-feira (6).
Mais cedo, foi anunciado referendo para decisão sobre status da região.
O Parlamento da Crimeia votou unanimemente a favor de se tornar parte da Rússia nesta quinta-feira (6), informou a agência de notícias RIA. Pouco antes da decisão, o vice-premiê da região afirmou que um referendo sobre o status da região será realizado em 16 de março.
Segundo o texto aprovado pelo Parlamento, foi acertado “entrar na Federação Russa com os direitos de um sujeito da Federação Russa”.
Segundo o vice-premiê da Crimeia, Rustam Temirgaliev, no referendo de 16 de março os eleitores poderão escolher entre uma união a Rússia ou uma autonomia maior a respeito de Kiev. Pouco depois, o Kremlin anunciou que Putin foi informado sobre o pedido do Parlamento da Crimeia, dominado por representantes pró-Moscou.
A Crimeia, que abriga a frota russa do Mar Negro, foi parte da Rússia até 1954, quando o então dirigente soviético Nikita Kruschev decidiu “entregá-la de presente” a Ucrânia.
A península da Crimeia, de língua russa e atualmente com um regime de república autônoma, está sob controle de forças pró-Moscou desde 28 de fevereiro.