Patriota convoca os prefeitos para debater a crise

O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota (PSB), convocou os prefeitos de Pernambuco para uma reunião extraordinária na próxima terça-feira (28) para debaterem o agravamento da crise política e econômica. Segundo ele, os cortes orçamentários que acabam de ser anunciados pelo governo federal vão dificultar ainda mais a ação dos municípios nas áreas de saúde, educação, segurança pública, mobilidade, etc.

Essa reunião será preparatória à mobilização que a Confederação Nacional dos Municípios fará em Brasília no dia 5 de agosto próximo. A Amupe pretende discutir também o movimento lançado pelo deputado Sílvio Costa (PSC) no sentido de trazer para Pernambuco um hospital da Rede Sarah, referência nacional em ortopedia e traumatologia. A rede, que tem sede em Brasília, já tem unidades em Belém, Salvador, Fortaleza e São Luís. O hospital é mantido pelo SUS e seus médicos não podem trabalhar em outro local. São exclusivos da entidade.

Prefeituras quebradas

Uma semana após o TCU criticar duramente a dependência das administrações municipais em relação aos repasses federais e falta de empenho dos gestores em melhorar as arrecadações sob o risco de incorrer na lei de Responsabilidade Fiscal, o presidente da Amupe, José Patriota (PSB), admitiu, ontem, que 130 dos 184 municípios pernambucanos estão em dificuldades em função da queda nos repasses federais. “A maioria tem 94% das receitas atreladas à União. No Governo Federal, por sua vez, o IPI caiu. Então se não tem arrecadação, o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] cai”, justificou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *