Petrolina, PE, já contabiliza mais de 50 famílias desalojadas
Bairros das Zonas Oeste e Norte são os mais atingidos.
Famílias estão abrigadas no Ginásio de Esportes Osvaldo do Flamengo.
A chuva que atingiu Petrolina, no Sertão pernambucano, alagou ruas, casas e deixou cerca de 50 famílias desabrigadas ou desalojadas. Entre os locais mais prejudicados estão os bairros Cacheado, na Zona Norte, Jardim Petrópolis e São Joaquim, na Zona Oeste da cidade.
A prefeitura da cidade disponibilizou o Ginásio de Esportes Osvaldo do Flamengo como alojamento. O local é abrigo de famílias como a da desempregada Selma Félix que está no ginásio com os dois filhos e trouxe o que conseguiu salvar como alguns móveis, eletrodomésticos e roupas. “Fui obrigada a sair porque estava desabando mesmo. Deu curto circuito. Passamos a noite acordados”, relatou a desempregada.
Quem também passou por momento de agonia foi Maria das Graças Alves. “Minha vida virou de uma hora para outra. Fiquei sem saída. Entrei em desespero e comecei a chorar”, relatou.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), choveu 115 milímetros na madrugada. Mais que o dobro do volume esperado para todo o mês de abril. E a previsão do tempo é de chuva para a região até o final de semana. O que pode aumentar o número de pessoas desalojadas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Jenivaldo Santos, as famílias que perderam suas casas não vão ficar desamparadas. “Essas famílias que estão alojadas no Osvaldo do Flamengo vão poder ser beneficiadas com o aluguel social e, posteriormente, serão contempladas com as casas lá do Cacheado”, garante.