Polícia informa como desarticulou quadrilha no Pajeú
Em virtude dos assaltos a mão armada que estavam ocorrendo em Afogados da Ingazeira nos últimos meses o Serviço de Inteligência do 23º BPM vinha acompanhando a relação de suspeitos oriundos desta área, com elementos que estariam vindo do Agreste do Estado para realizar crimes.
No último fim de semana, dois estabelecimentos comerciais foram assaltados por homens com as mesmas características, sempre utilizando uma moto Bross vermelha. Em uma das ações na noite do sábado, disparos chegaram a ser efetuados em uma mercearia que tinha um anexo como casa de jogos.
Uma pizzaria e outros comerciantes também haviam sido vítimas da quadrilha.
O Serviço de Inteligência conseguiu localizar duas residências localizadas no bairro Izídio Leite, as quais estariam aproximadamente seis pessoas com atitudes suspeitas. A polícia Civil acompanhou o trabalho. De imediato foi articulada uma operação policial que culminou na prisão de quatro homens e duas mulheres.
Hoje nos estúdios da Pajeú o Capital Ivaldo do 23º BPM, falou sobre as últimas ações da policia da região, como a policia conseguiu responder rapidamente à população.
Capitão Ivaldo disse que ao contrário do que as pessoas pensam o serviço de inteligência da Polícia Militar não fica de braços cruzados e que é necessário o sigilo para não atrapalhar as investigações.
Capitão Ivaldo também falou que nesses últimos acontecimentos o serviço de inteligência já vinha há algum tempo no encalço dos indivíduos.
“São fatos que não são corriqueiros e a população fica assustada e chocada”, disse Ivaldo.
Ivaldo informou que o grau de periculosidade desse grupo é muito alto. “O Cabeça já tem uma extensa lista de crimes vinculados a ele”.
Ivaldo lembrou que a participação da população é muito importante para ajudar o combate ao crime.
“Eu sempre digo que as pessoas tem que nos ajudar, então nos recebemos um informe de uma pessoa que nos alertou em relação a esse grupo”.
Ivaldo também informou que a investigação a respeito desses crimes, foi iniciada a um temo atrás, desde os dois primeiros casos que ocorreram na feira.
Ivaldo também lembrou que há um tempo atrás houve um aumento nos níveis de assalto a mão armada e que também culminou na prisão dos envolvidos, graças ao serviço de inteligência da polícia.
Questionado sobre o que teria atraído os indivíduos a Afogados da Ingazeira, Ivaldo falou que é de praxe dos bandidos irem mudando de lugar a cada vez que se sentem acuados.
Outro caso de bastante repercussão foi à prisão de Marcos dos Anjos que aconteceu também no dia de ontem (10), na cidade de Caruaru. Marcos é fugitivo da prisão de Arcoverde e um elemento de alta periculosidade, envolvido com o tráfico de drogas e homicídios em São José do Egito. Sobre este caso por telefone falou a Capitã Mirela da Cia de Polícia Militar de São José do Egito.
Capitã Mirela disse que as informações sobre a prisão de Marcos procederam de Caruaru. O grupo foi identificado e quando foi feito o cerco, ele tentou empreender fuga, mas foi detido. Foi então constatado que era fugitivo e estava armado.
Mirela também informou que Marcos já havia fugido da cadeia de São José do Egito e por último do presidio de Arcoverde.
Sobre o apelido de “Homem Aranha”, ostentado por Marcos, Mirela disse que é por conta da facilidade que o mesmo tem de ultrapassar barreiras como no caso de muros com muita facilidade.
Capitã Mirela falou sobre os boatos de que Marcos teria ameaçado policias do município.
“Na verdade surgiram muitos comentários de que ele iria buscar vingança e isso foi feito durante a fuga dele e não de agora da prisão. Não houve nada concreto em relação às ameaças”.
Mirela também informou que desde sua fuga a policia estava tentando recaptura-lo.
Mirela confirmou o grau de periculosidade do individuo e disse que com a prisão do mesmo o tráfico no município recebe um grande baque na distribuição e no consumo.
Sobre a participação de Fernanda junto a Marcos Mirela falou que realmente causa surpresa, mas o fato da mesma estar junto do individuo é o suficiente para a mesma ser detida.
“Causou surpresa a presença de Fernanda, que é uma pessoa muito conhecida na região, não podemos confirmar a participação dela em crimes, mas já vinha sendo monitorada por saber de seu ligamento com ele. Se ela está envolvida, se ela tem alguma participação a gente não pode confirmar. Mas sendo achada na presença do individuo dentro de uma casa com um verdadeiro arsenal já é o suficiente para que seja presa”.
Mirela disse que o sentimento que uma prisão dessas trás para à corporação é de sensação do dever cumprido.
Ouça abaixo o debate na íntegra:
Serviço:
Telefones da Polícia Militar: (87) 3838-8800 / 3838-8810 / 9937-5670