Polícia Militar, Prefeitura e Conselho Tutelar debateram com a comunidade segurança e preparativos para a 10ª Expoagro 

Nesta quinta-feira (26), nos estúdios da Pajeú o comandante do 23º BPM Major Barreto, o secretário de Cultura e Esportes Alessandro Palmeira e as conselheiras, Alani Ramos e Patrícia Carvalho, debateram junto à sociedade as medidas de segurança que serão adotadas durante a 10ª Expoagro e o andamento dos preparativos dessa que é a maior festa do calendário de Afogados da Ingazeira, pois se comemora também o aniversário da cidade que completará no próximo dia 01º 105 anos.

Aproveitando a oportunidade, Barreto falou sobre a inauguração da Área de Segurança Integrada, que está prevista para o dia 01º.

Barreto falou que será bom para Afogados e região ter uma edificação na forma que será a área integrada, com instalações dignas, dando melhores condições de trabalho para os policiais militares. Dentro dessas condições, Barreto citou: novas viaturas, coletes novos que a Polícia Militar adquiriu e os policiais já estão utilizando e destacou: “Nós que estamos no comando vamos buscar cada vez mais melhorar as condições de trabalho para os policias militares”.

Sobre a segurança na 10ª Expoagro, Barreto disse que não será diferente dos anos anteriores. “A Polícia Militar tem toda uma preocupação com relação à segurança, temos um efetivo satisfatório para os quatro dias do evento e teremos viaturas suficientes fazendo o que eu chamo de “Barreira Móvel” em pontos estratégicos, realizando abordagens até a chegada do local do evento, isso tanto no início quanto no final da festa. Teremos sempre à frente do policiamento oficiais”, disse Barreto.

Questionado sobre quais seriam os principais focos da Polícia Militar durante o evento, Barreto disse que a segurança como um todo é o foco da polícia, “um evento como a Expoagro atrai gente de várias regiões e isso movimenta a cidade de uma forma geral, trazendo também pessoas que vem com o intuito de fazer coisas erradas, como a comunidade de Afogados assim como do Pajeú é tranquila, continua se sentindo a vontade e esquece de tomar algumas precauções. Observamos muitos menores nas ruas com celulares recentes, pessoas que se descuidam deixando seus carros e ou motos com as chaves na ignição, pessoas com as portas abertas e quando ocorre um evento dessa natureza as pessoas continuam com esse comportamento proporcionando a estes meliantes que vem de fora a facilidade necessária para a prática do furto, para a prática do roubo, estaremos atentos a isso, mas pedimos a população que tomem as devidas precauções”.

Barreto também chamou a atenção dos motoristas para que revisem seus veículos, principalmente os mais antigos atentando-se a questões como lanternas e faróis, pois é um momento também que acontecem muitos acidentes nos deslocamentos desses veículos mais antigos, da Zona Rural para a cidade.

Sobre a preparação do Conselho Tutelar para o evento, Alani disse que é uma constante já o Conselho estar preparado para este tipo de evento e que é uma prática do dia-a-dia, pois não farão nada de diferente do que já fazem na sua rotina diária. “Estar a disposição da Polícia Militar quando eles apreenderem algum menor, algum adolescente que esteja ingerindo bebida alcoólica. O nosso trabalho é localizar os familiares e fazer a entrega por termo de responsabilidade após as orientações normais e depois a gente vê lá no Conselho os encaminhamentos necessários”. Alani destacou que o papel do Conselho não é o de policiar, não é fazer ronda e circular no meio da multidão fazendo abordagem, “isso não é função do Conselho Tutelar e sim da polícia”.

Alani admitiu que o conselho já fez esse tipo de abordagem, mas que não é correto porque o Conselho não é polícia.

Alani chamou a atenção para que os pais tomem mais cuidado com seus filhos e que o ideal seria que os acompanhassem. Alani relatou que na Expoagro do ano passado o maior índice de apreensão dos menores foi devido ao uso de bebida alcoólica, thinner e maconha.

Alessandro Palmeira falou sobre a estrutura da festa por parte da Prefeitura, com relação à segurança, horário da festa e também sobre a polêmica que foi criada nas redes sociais a cerca de um suposto ingresso dando a entender que haveria cobrança de entrada para esta edição da Expoagro.

Palmeira disse que a segurança também é preocupação da Prefeitura principalmente na realização de uma festa com a grandeza da Expoagro, mas que sempre tira os exemplos das edições passadas e procuram melhorar.

Em relação aos horários de início e término da festa, Palmeira informou que após reunião com o Ministério Público ficou acertado os seguintes horários:

Sábado e domingo

Início: 21h

Termino: 03h (com tolerância de 30 minutos)

Segunda e terça

Início: 21h

Término: 3h30m (com tolerância de 30 minutos)

Ingressos

IMG-20140626-WA0001Já em relação as imagens que estão circulando nas redes sociais onde foi feita uma montagem do que seria supostamente a imagem de ingressos que estariam a venda para a Expoagro, Palmeira se mostrou indignado com a “brincadeira” de mau gosto e prometeu acionar juridicamente a pessoa que lançou o ingresso nas redes sociais.

 

Essa pessoa não sabe o prejuízo que causou. Eu que já sou tão procurado neste período não parei de atender telefonemas ontem de pessoas perguntando se haveria cobrança de ingressos na Expoagro, o que é uma grande mentira”.

Palmeira disse não saber de onde partiu a brincadeira, mas prometeu medidas jurídicas quando identificados os autores. “Vamos acionar nosso jurídico. Alguém fez com interesse de nos prejudicar. Em uma das fotos há alguém segurando os ingressos”, reclamou.

Em páginas do Facebook ou através de Wathsapp, internautas reproduziam e questionavam a todo o momento a autenticidade dos ingressos. A Expoagro acontece de 28 de junho a 1º de julho e será aberta ao público no Centro Desportivo, garante o Secretário.

 

Ouça abaixo o debate na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *