Por doping, levantadora de peso da Ucrânia tem medalha olímpica retirada
Depois de ser suspensa preventivamente, a levantadora de peso ucraniana Yuliya Kalina teve sua medalha de bronze conquistada na Olimpíada de 2012 retirada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). A atleta de 27 anos testou positivo em novas análises do exame antidoping feito na época da competição.
Kalina tinha ganhando o bronze na categoria até 58 kg em Londres, mas foi desclassificada e terá que devolver a sua medalha. A atleta da Ucrânia já tinha sido suspensa em junho pela Federação Internacional de Halterofilismo, pelo uso de turinabol, um anabolizante que ajuda a ter mais força e aumento de massa muscular.
Três países já foram punidos no que diz respeito à participação no levantamento de peso da Rio 2016. No início do ano, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou a suspensão por um ano da Federação Búlgara, o que deixará todos os atletas do país fora das Olimpíadas deste ano. Outros países punidos foram Romênia e Uzbequistão, que perderam uma vaga olímpica cada devido a casos de doping. A Rússia também corre risco.
A punição de Kalina faz parte de uma série de medidas anunciadas pelo COI para diminuir os casos de doping. Exames realizados dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e de Londres, em 2012, estão sendo analisados novamente.