Portugal bate Itália com gol de Éder e encerra jejum de 39 anos
Mesmo sem Cristiano Ronaldo, liberado para férias, Portugal levou a melhor sobre a Itália no amistoso disputado nesta terça-feira, no Stade de Genève, em Genebra, na Suíça. Numa partida em que ambas as equipes deram ritmo de jogo aos seus jogadores , o gol de Éder após cruzamento de trivela de Quaresma, no início do segundo tempo, deu a vitória por 1 a 0 aos portugueses. Foi a primeira vitória da seleção lusa em cima da Azzurra desde 1976.
Após o apito final, o campo foi tomado por milhares de torcedores em busca de um contato com os jogadores. A segurança suíça precisou fechar um cordão de isolamento na entrada do campo para o vestiário para impedir o acesso dos fãs.
Tanto Antonio Conte quanto Fernando Santos aproveitaram o amistoso para fazer experiências e colocaram em campo, logo como titulares, alguns jogadores acostumados com a reserva. Os desfalques também eram notórios. Por conta de cansaço, Cristiano Ronaldo foi liberado para curtir mais cedo as férias. E Buffon não foi nem relacionado por conta de problemas no joelho direito, fruto ainda do empate com a Croácia na semana passada.
A partir dos 25 minutos de jogo, as duas equipes passaram a criar mais oportunidades claras de gol. Faltou apenas alguém abrir o placar. Embora as seleções tenham ido para o intervalo ainda empatadas em 0 a 0, não demorou muito para a rede balançar no segundo tempo. Aos 7, Quaresma cruzou de trivela e Éder marcou o gol da vitória portuguesa. Conte aumentou a linha de frente da Azzurra colocando Vásquez e Gabbiadini como as primeiras alterações. Porém o volume de modificações fez o time italiano perder poder de criação. No minuto final, num último suspiro, Vásquez e Ranocchia por pouco fizeram o gol de empate, mas Beto se certificou de manter o placar inalterado a favor dos portugueses.
Os próximos compromissos das suas seleções serão em setembro. A Itália recebe Malta no dia 3 e a Bulgária no dia 6, ambos os confrontos pelas Eliminatórias da Eurocopa. Portugal disputa um amistoso contra a França no dia 4, em Lisboa, e três dias depois encara a Albânia, fora de casa, pelo qualificatório europeu.