Possibilidades de chuva para o Sertão, mas nada acima da média
Em entrevista ao programa Comando Geral, hoje (26), a meteorologista Fracys Lacerda, apresentou impressões dos técnicos sobre a possibilidade de chuvas no Sertão de Pernambuco para os próximos três meses.
Aldo Vidal : A seca vai persistindo aqui no Pajeú. Qual a previsão dos próximos três meses?
Semana passada tivemos uma grande reunião de avaliação das condições climáticas atuais e do próximo trimestre, entre dezembro e fevereiro. Chegamos a conclusão de que as variáveis climáticas apontam situações no oceano e atmosfera que indicam possibilidade de variação das chuvas. Entretanto, há possibilidade de alguns setores continuarem com chuvas abaixo do padrão.
Michelli Martins : Dá para dizer se o Pajeú terá chuvas acima ou abaixo da média neste período ?
É muito bom lembrar que temos que entender essa relação com o clima de forma clara para não esperar chuva que não vem. Na realidade só é possível dizer que a chuva vai se apresentar em torno de um padrão normal. O agricultor sabe que já existe uma variação muito grande da chuva porque estamos em fim de verão quando chuvas são erráticas decorrentes de sistemas passageiros como vórtices ciclônicos, causando chuvas em uns setores e outros não. É possível dizer que existe uma condição favorável para chuvas ocorrerem mas não serão chuvas da estação chuvosa como um todo. O agricultor não pode contar com ela como regular. Pode chover em uma áreas, em outras não. Os vórtices ciclônicos contribuem para que venham trovoadas.
Aldo Vidal : Os meteorologistas são cautelosos quando dizem que as chuvas ficarão no normal ou abaixo para o Sertão. Novembro, dezembro e janeiro são meses de chuvas isoladas, mas não de inverno. Estes três meses poderemos ter chuvas acima dos 60 mm?
Essas chuvas podem acontecer sim. A dois ou três anos elas não ocorrem. Há sim uma condição favorável, com probabilidade maior. Inclusive observando que tivemos chuva de granizo mês passado, chuvas em áreas dos sertões de Pernambuco (Central e São Francisco), Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão…Elas podem ser um prenúncio de que também ocorram em outras áreas de Pernambuco. É possível sim que elas possam vir em intensidade de moderada a forte.