Prefeito de Tuparetama participa em Brasília do lançamento do “Cidades Digitais”

O prefeito de Tuparetama Dêva Pessoa esteve em Brasília nesta terça (19) juntamente com outros prefeitos dos municípios selecionados na segunda etapa do programa Cidades Digitais onde assinou os acordos de cooperação com o Ministério das Comunicações. A solenidade teve a participação do Ministro Paulo Bernardo e do subchefe de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto.

O programa Cidades Digitais  promete gerar oportunidades de estudo e de trabalho para jovens. São 262 municípios de todas as regiões do Brasil que vão fazer parte da segunda etapa do Cidades Digitais. O programa tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros.

Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Tuparetama, que foi o único munícipo do Pajeú selecionado: “Ganhamos a implantação de sistema de internet gratis para todos os órgãos do município, como escolas, hospital, PSFs, Biblioteca,Casa da Cultura, além de acesso gratuito à internet nas praças públicas para a população”, comemorou Dêva. A cidade terá uma sala de Provedor, qualificação para os funcionários que manterão o funcionamento da sala, inclusive do cabeamento de fibra. A gestão municipal ganha também implantação de aplicativos para as áreas de Finanças, Tributos, Educação e Saúde.

Dêva Pessoa aproveitou ainda para visitar o Ministério do Turismo, onde tratou das pendências do município no que se refere as festividades de São Pedro do ano de 2008. Visitou o  Ministério do Desenvolvimento Social, para tratar do Programa de Aquisição de Alimentos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário onde pleiteou mais máquinas do PAC e na Secretaria da Mulher, onde tratou do Projeto de Apoio a área têxtil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *