Prefeito entrega dessalinizador em comunidade rural
Vinte e cinco famílias do Poço do Moleque, na zona rural de Afogados da Ingazeira, foram beneficiadas com a entrega de um aparelho dessalinizador e um barreiro para piscicultura. A solenidade aconteceu neste domingo, com a presença do prefeito José Patriota.
A comunidade é um exemplo de organização comunitária. Desde 86, a associação de agricultores reúne-se mensalmente, com atuação marcante para a busca de melhorias para o Poço do Moleque.
O dessalinizador inaugurado tem capacidade de purificar 1.500 litros de água por hora. Os rejeitos da água salobra serão canalizados para um barreiro, com capacidade de armazenamento de 100 mil litros, onde será desenvolvida a piscicultura e a carcinocultura (criação de camarões).
O agricultor José João de Souza, mais conhecido como Déda, mora há 35 anos no Poço do Moleque. Com o apoio da Diaconia, implantou um modelo de atividade agroecológica. “Essa parece uma pequena obra, mas é gigante no que traz de benefício para toda a comunidade,” declarou o agricultor Déda. Ele foi capacitado para operar o painel de controle do dessalinizador. O poço que atende à comunidade foi implantado na gestão do ex-prefeito Totonho Valadares.
“Essa é mais uma comunidade rural de Afogados da Ingazeira livre de carro-pipa. Com muito trabalho, quero, até o final do meu mandato, levar água para todas as comunidades rurais de Afogados. Já perfuramos 56 poços e até o final de janeiro, já consegui recursos para perfurarmos mais 37 novos poços,” informou o Prefeito José Patriota. Na inauguração, ele esteve acompanhado do Secretário Municipal de Agricultura, Luciano Gomes, e dos Vereadores Reinaldo Lima, Augusto Martins, Luiz Bizorão e Raimundo Lima.
Boa notícia – Ontem pela manhã, o Prefeito recebeu, por telefone, a boa notícia de que na Carapuça, o poço perfurado deu uma vazão de três mil litros de água por hora. A água será encanada para a tubulação que já atende às residências da Carapuça. A previsão é de que o poço seja inaugurado já no próximo domingo (22).