Prefeito José Patriota avalia gestão 2013 no Debate das Dez
Hoje (31) nos estúdios da Pajeú participou do último Debate das Dez do ano, o prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota, que fez uma avaliação do ano de 2013.
Para este debate foi implementada uma formatação diferente, onde ouvintes e internautas da Rádio Pajeú assim como alguns blogueiros é que fizeram os questionamentos a Patriota. Leia abaixo trechos do debate:
Desafios de 2013 e avaliação das ações
A seca foi o maior desafio, com imagens como a Barragem de Brotas seca. Aprendemos na dificuldade. Fomos buscar alternativas, buscar o povo para nos ajudar. Não baixamos a cabeça. Nunca vi tanto sofrimento, tanta agonia. Fomos atrás de investimentos, buscar a Invesa, a Rostale, investimentos do governo do Estado como Upa, Área Integrada de Segurança, recuperação de oito postos de saúde, saneamento que vai sair do papel, lutamos para trazer os Bombeiros, usina de asfalto com recursos próprios, duas creches com uma concluída, não faltou merenda, casas populares com contrapartida de R$ 1 milhão, retomamos projetos importantes na cultura e esporte. Foram 25 poços recuperados, 58 poços novos perfurados, barragens de médio porte com estado, mais de 400 quilômetros de estradas recuperadas, cisternas, o mutirão por Brotas, pagamento em dia dos servidores. Rapamos o tacho para honrar compromissos.
Obras paradas
Houve erro na concepção do projeto do Polo Moveleiro, mas queremos colocar para funcionar. Houve mudança no projeto elétrico. Foi feito contrato e até final de janeiro a empresa diz que entrega. O novo abatedouro vai ter modelo de gestão diferenciada. O edital está pronto e vai ser publicado. Tem também a questão da água. O curral do gado não deu tempo (de por para funcionar), não teve dinheiro.
Contrato com a Amupe (respondendo ao blogueiro Marcos Monthinelly)
Temos uma Associação onde tenho a honra de representar a todos os prefeitos. Fiz uma revista com prestação de contas para você acompanhar a grandiosidade da Amupe. Compareça pessoalmente à Associação desde que não haja nenhuma maldade, já que compara (gastos na contratação da Prefeitura de Afogados com a de Caruaru) com conhecimento parcial e vou lhe explicar.
Pátio de Eventos
Não existe projeto técnico. Mas a questão é que a área ainda não foi liberada pelo Governo Federal. Por isso não andou o projeto bem como o cinturão verde. Mas estamos trabalhando.
Veja em vídeo alguns trechos com as respostas acima:
Apoio a Anchieta Patriota
Não discuti ainda 2014. Não está na pauta do povo. Não me dedico muito a isso. Em relação a pré-candidatos não há definição ainda. Anchieta é um militante histórico do PSB, ex-prefeito, gestão bem sucedida, merecedor de mandato bem como muitos outros como Ângelo (Ferreira). Não há definição ainda. Esse debate ainda será feito.
Relação com vereadores Zé Negão e Vicentinho e apoio de Igor e Frankilin
Quanto aos vereadores trato bem todo mundo. Zé Negão e Vicentinho me ajudaram na eleição, votaram em nossos projetos. A maior resposta que tenho a dar à critica é o trabalho. Não tenho como agradar 100%. Venho acompanhando o que o povo diz através das pesquisas. Fiz uma outra pesquisa em julho, antes dessa (divulgada pelo blog). E nosso crescimento de aceitação cresceu ainda mais. Na minha matemática ganhamos mas dois vereadores, com partidos que tem tempo, representatividade. O Pros não sei ainda se tem. Esses novos (Igor e Frankilin) não criam empecilho. São dois meninos do bem. Quanto aos outros (Zé e Vicentinho) não tenho oque comentar porque não oficializaram. Tem muitos comentários de bastidores.
No vídeo abaixo Patriota fala sobre a adesão de Igor e Frankilin à Frente Popular:
Processo de cassação
Quanto a ação na Justiça não tenho acompanhado como deveria. Meu tempo é dedicado à gestão. É como se não existisse pra mim (a ação). Não vou perder tempo. Não entendo dessa parte jurídica, os advogados são responsáveis de acompanhar.
Relação com Totonho
A relação com ele é boa, amistosa. O respeito muito. Agora, ele tem o estilo dele, eu tenho o meu. Isso é normal .
Ouça abaixo o áudio do debate na íntegra: