Prefeito Marcelo Pereira anuncia inaugurações para os próximos 30 dias em Belmonte – Veja este e outros destaques

Prefeito Marcelo Pereira anuncia inaugurações para os próximos 30 dias em Belmonte

Presente ao Programa Institucional “Construindo o Futuro” da Prefeitura de São José do Belmonte na Rádio Comunitária São José, o Prefeito Marcelo Pereira publicou a agenda de inaugurações em seu município. Começando hoje 30 de abril, a Prefeitura inaugura o Sistema de Abastecimento de Água do Sitio Barreiros ás 18hs, beneficiando com água encanada, mais de 110 famílias.

No dia 09 de maio será inaugurada a reforma e ampliação da Escola e Construção do Posto de Saúde do sitio Cabaças. Dia 17 de maio haverá a inauguração do sistema de abastecimento de água das comunidades de Campos e Campinas e finalmente no dia 30 de maio durante a Cavalhada, com presença do Governador Paulo Câmara serão inauguradas a Escola Técnica e o Pátio de Eventos da Terra da Pedra do Reino.

[divider]

Prefeitura sinaliza as ruas de Tabira

Em Tabira a Secretaria de Administração deu mais um passo para a organização do transito da cidade. Através da Guarda Municipal as ruas da Cidade das Tradições estão ganhando sinalização vertical e horizontal.

Depois da sinalização de transito posta, a Policia Militar e os agentes da própria Guarda farão campanha de conscientização e na sequencia será iniciada a fiscalização com punição aos infratores.

[divider]

Quixaba recebe hoje o Cimpajeu para debater os aterros sanitários

Foto: Marcelo Patriota
Foto: Marcelo Patriota

Formado pelos 17 municípios do Pajeú e mais Sertânia, Betânia e Custódia, o Cimpajeu (Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú e Moxotó) tem reunião agendada para hoje na cidade de Quixaba.

Além de prefeitos e secretários municipais, a reunião de hoje contará com presença de técnicos da Codevasf para tratar da implantação dos aterros sanitários da região. O Prefeito anfitrião, Zé Pretinho e o Presidente do Cimpajeu, Dêva Pessoa, estão esperando uma boa participação para a reunião de hoje que começa ás 9 da manhã.

[divider]

Juiz acata pedido de vereadores e dá 72 horas para Prefeitura de Tabira disponibilizar documentos das licitações

prefeitura_de_tabira1

O Juiz Substituto de Tabira Hildeberto Júnior da Rocha Silvestre concedeu liminar por conta de Mandado de Segurança impetrado pelos vereadores Aldo de Santana, Djalma Nogueira e Aristóteles Sousa contra o Prefeito do Município de Tabira, Sebastião Dias e concedeu o direito a  ter acesso à documentação solicitada pela Comissão Especial Parlamentar, composta pelos impetrantes.

Os documentos são ligados aos processos licitatórios realizados pela prefeitura e fruto de questionamentos da oposição na cidade. Os vereadores alegaram que no dia 23 de fevereiro de 2015, durante sessão ordinária da Câmara Municipal, foi apresentado o Requerimento nº 03/2015, subscrito por todos os Vereadores Municipais e aprovado em plenário para a constituição de uma Comissão Especial Parlamentar para investigar a existência de irregularidades nos atos realizados pelo Poder Executivo Municipal quanto aos processos licitatórios realizados nos exercícios de 2013 e 2014, com prazo de 60(sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos. O despacho do Juiz atendeu aos vereadores da CPI que solicitaram informações e acesso a documentos dos certames.

A Comissão alega que expediu ofício solicitando determinados documentos, mas sem sucesso. O Poder Executivo Municipal apenas afirmou que os documentos estavam à disposição da Comissão, mas de fato não teria os disponibilizados. “O não fornecimento da documentação solicitada afronta a nossa Carta Maior, bem como a Lei Orgânica deste Município, que explicitam a possibilidade de realização do controle externo pelo Legislativo”.

O juiz concedeu a liminar requerida, para que a Prefeitura Municipal de Tabira forneça, no prazo de 72 (setenta e duas horas) cópias dos documentos, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais).

[divider]

Deputado encontra secretario e pede Gerencia de Educação

O deputado Rogério Leão (PR) pediu, ontem, ao secretário de Educação, Fred Amâncio, a abertura de uma Gerência Regional de Educação para o Baixo Sertão do Pajeú com sede em Serra Talhada. Hoje, a única Geres da região fica localizada em Afogados da Ingazeira, compreendendo 17 municípios.

[divider]

O fato e a foto: “Eu vi, o Ibama existe e esteve no Pajeú”

ibama

O flagrante do Internauta Repórter e parceirão do Blog do Nill, Cláudio Gomes que desmente uma lenda: a de que o Ibama é um órgão fruto de nossa imaginação, que na verdade não existe.

Segundo ele, jurando de pé junto, um carro do órgão foi visto fazendo apreensão de pássaros silvestres perto da Escola Francisca Lira, em Afogados da Ingazeira, e seguindo no caminho de Carnaíba, provavelmente para libertar as aves.

Já que o órgão, criticado pela falta de atuação no Sertão, não é uma lenda popular e de fato, como provado, existe, cabe uma sugestão: a de apurar com rigor desmatamento ilegal, exploração sem autorização de áreas de preservação ou ecoturismo na região e apreensão de caminhões carregados de lenha retirada ilegalmente de nossas terras.

[divider]

São João da crise não tem dinheiro para atrações

Sexta-feira passada, dez prefeitos saíram do gabinete do secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, com a certeza de que não terão um tostão do Estado para os festejos juninos.

Reunidos, ontem, em Agrestina, quinze prefeitos do Agreste e Zona da Mata Sul que integram um consórcio resolveram reduzir o tamanho do São João. O tempo da festa será menor e o número de atrações também.

[divider]

Ferro e João Paulo pendurados no pincel

O futuro dos ex-deputados João Paulo e Fernando Ferro, ambos do PT e sem mandato, ainda é uma grande certeza no segundo escalão federal. O vice-presidente Michel Temer, coordenador das arrumações no segundo escalão, ainda não tem data para levar à presidente seu mapa de redistribuição do poder no governo. Um integrante de sua equipe confirma que o PT vai perder muito espaço e que já há resistências.

[divider]

Dom Egídio cobra agilidade de obras hídricas no Sertão

Jpeg
Jpeg

O Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol disse em entrevista à Rádio Pajeú que saiu com avaliação positiva da 53ª Assembleia da CNBB a partir da escolha do seu presidente, o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, de Brasília. “Foi uma escolha acertada e consensuada. Ele foi eleito já na primeira votação. Ele já tinham importante atuação na CNBB”.

Dentre os temas abordados na Assembleia, Dom Egídio destacou a discussão sobre mais espaço para os leigos, com mais protagonismo. Também as discussões sobre a necessidade de reforma política com proibição de doação de empresas em campanhas, de mais harmonia e menos briga entre os poderes contra a Lei da Terceirização e PEC 200/2015 (que afronta os povos indígenas) e contra mudanças no Estatuto do Desarmamento e a PEC da redução da maioridade penal. Dom Egídio comentou a situação hídrica na região.

Recentemente a Compesa anunciou a contratação de carros pipa. Mas no Pajeú, os reservatórios para captação estão ficando cada vez mais escassos, como Rosário. “O quadro não melhorou do ano passado pra cá. Serrinha (Serra Talhada) talvez possa fornecer mais água a Serra Talhada aumentado a vazão da Adutora para outras cidades mais acima. Do jeito que está, se chegar a água a Itapetim, Taperoá, aqui  Afogados poderá ter menos água. Esperamos que os órgãos responsáveis encontrem uma solução. Uma alternativa seria de mais poços para a zona rural. Mas esta seca no ensinou que não temos água sobrando , temos que economizar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *