Prefeitura nega limite de horário para encerramento do Carnaval do Recife
Presidente da Fundação de Cultura diz que não há horário para folia acabar.
Acordo entre SDS e município previa fim da festa para duas da madrugada.
O presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Roberto Lessa, afirmou nesta quarta-feira (12) que não há limite de horário para encerramento das apresentações previstas no Carnaval da capital. A declaração foi dada após a Polícia Militar ter divulgado que um acordo, firmado entre os órgãos de segurança e a Prefeitura, fixou o término da festa, nos quatro dias de folia, para as duas da madrugada. O anúncio da restrição, feito em 29 de janeiro, dia em que programação do Carnaval foi anunciada, foi criticado por foliões e movimentos sociais. A repercussão do assunto levou a Câmara de Vereadores a convocar uma audiência pública, marcada para esta quinta (13), para discutir a medida.
“Ele [o Carnaval] não tá de jeito nenhum menor em relação ao horário. O Carnaval desse ano não tem restrição. Não tem uma coisa rígida, a gente sabe que isso não cabe no Carnaval”, afirmou Roberto Lessa ao G1. Na manhã desta quarta, a Prefeitura do Recife já havia divulgado um banner nas redes sociais com a seguinte frase: “A Prefeitura mandou avisar: o Carnaval não tem hora para acabar”.
O presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife negou que a reunião com representantes dos órgãos de segurança tenha fixado horário para o fim da festa. “O alinhamento final com a Secretaria de Defesa Social foi de que não haveria redução [de horário] em relação ao Carnaval do ano passado. Não cabe engessamento, a SDS sabe disso e será nossa parceira. A SDS tem nos dado cobertura”, ressaltou.
Questionado sobre as diferenças de horários para as apresentações no Carnaval nos anos de 2013 e 2014, Lessa explicou que os ajustes foram feitos conforme a disponibilidade das bandas e grupos musicais. Este ano, a cantora Gaby Amarantos será a atração a se apresentar mais tarde no palco do Marco Zero, a partir da 1h40 do Sábado de Zé Pereira (1º de março). Em 2013, houve atração começando até as 3h, a exemplo da banda Titãs. O tradicional arrastão do frevo também terá horário antecipado das 5h (em 2013) para as 3h (este ano).
“Realmente os Titãs entraram no Marco Zero às 3h [no ano passado]. Mas eles estavam em outros locais e não haveria tempo hábil para chegar antes desse horário. Gaby Amarantos está marcada para 1h40, porém há ainda passagem de som, ajustes no palco, a gente sabe que não começa nesse horário. Não há diferença de programação dos horários do Carnaval 2013 e o 2014. Ele [o Carnaval 2014] está maior, com 2.000 apresentações contra 1,5 mil do ano passado. São 63 polos de animação, 14 a mais do que no ano passado”, justificou.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife, representantes da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e de outras secretarias envolvidas na organização do Carnaval vão participar da audiência na Câmara Municipal para esclarecer dúvidas sobre o assunto. O encontro, aberto ao público, está previsto para começar às 10h, no plenário da Casa.