Prepare-se! Sinal da TV analógica começa a ser desativado este ano
A transição para o sinal digital começa este ano e termina em novembro de 2018. Para o desligamento da TV analógica, pelo menos 93% dos domicílios precisam captar sinal digital.
Transição para sinal digital começa em 2015 e termina em novembro de 2018.
Para o desligamento da TV analógica, pelo menos 93% dos domicílios precisam captar sinal digital.
Os moradores de Rio Verde, município com 197 mil habitantes localizado em Goiás foi o escolhido para ser a cidade piloto. Isso acontecerá no dia 20 de novembro de 2015.
O governo adiou a morte da TV analógica pelo menos duas vezes. No início, a previsão era que a transição para o sinal digital ocorreria integralmente em 2016. Depois, o Ministério das Comunicações havia previsto que Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro teriam o sinal desligado já na primeira metade de 2015, o que não vai acontecer.
De acordo com o Ministério das Comunicações, é necessário que no mínimo 93% dos domicílios do município estejam aptos a captar o sinal de TV digital no momento do switch-off, respeitando o prazo final de 31 de dezembro de 2018.
Pelo menos 360 dias antes da data prevista para o desligamento do sinal analógico no município, a Anatel deverá promover uma campanha publicitária na TV aberta para informar a população.
Além disso, é a Anatel que será responsável por distribuir set-top-boxes gratuitamente para famílias cadastradas no Bolsa Família. Esses conversores deverão suportar recursos de interatividade (por meio do Ginga) e acessibilidade.
https://www.youtube.com/watch?v=wh9ohNFug78
Em 30 de setembro 2017 a desativação ocorrerá para algumas cidades de Pernambuco veja:
- Abreu e Lima-PE;
- Araçoiaba-PE;
- Cabo de Santo Agostinho-PE;
- Camaragibe-PE;
- Carpina-PE;
- Igarassu-PE;
- Ilha de Itamaracá-PE;
- Itapissuma-PE;
- Jaboatão dos Guararapes-PE;
- Moreno-PE;
- Olinda-PE;
- Paulista-PE;
- Recife-PE;
- São Lourenço da Mata-PE.
As demais cidades do Estado, não listadas acima terão a sua migração até 25 de novembro de 2018.