Presidente do STR de Tabira reforça cobrança pelo pagamento do Garantia Safra ao MDA
Por Anchieta Santos
Agricultores familiares dos municípios de Tabira, Afogados da Ingazeira e Tabira seguem sem receber o Garantia Safra 2016/2017.
Falando a Rádio Cidade FM, Mauricio Bezerra Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabira disse não ter havido diferença de chuvas entre Tabira e os outros municípios da região onde o pagamento foi liberado.
“O boletim do IBGE retrata uma perda de 70%, mas ao mesmo tempo faz uma média dos últimos 10 anos citando uma produção de mais de 300kg de grãos por hectare. Quando o ano é bom de inverno a média é de 1.200kg de grãos e 2017 também foi de seca”, disse.
O dirigente Sindical afirmou que prevalecendo a Portaria, nos próximos anos os municípios que receberam agora, também ficarão de fora. Ele confirmou a realização de um encontro no gabinete do Prefeito Sebastião Dias na última terça-feira envolvendo o próprio governo através da Secretaria de Agricultura, Sindicato e Conselho de Desenvolvimento Rural.
Um novo encontro será realizado na próxima semana quando um documento será tirado, com ajuda do jurídico da Prefeitura para ser encaminhado a Coordenação Nacional do Garantia Safra, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Mauricio ainda reclamou do que seria outros castigos contra os agricultores de Tabira, como suspensão do Terra Pronta e a redução de sementes para o plantio. Programas Coordenados pelo Governo de Pernambuco.