Primeira Upinha 24 horas abre as portas na Zona Norte do Recife

Unidade na Av. Norte oferece atendimento hospitalar durante o dia e a noite.

Estrutura cobre Morro da Conceição, Alto José do Pinho e Vasco da Gama.

Moradores da Zona Norte do Recife passam a contar, a partir desta terça (28), com um serviço de atendimento hospitalar 24 horas. A Upinha 24h – Unidade de Saúde da Família Moacyr André Gomes é a primeira de 20 unidades do tipo prometidas para a capital pernambucana. Com 10 mil m² de área, o posto de saúde fica na Avenida Norte, em frente à Praça do Trabalhador.

Com recepção, seis consultórios, três consultórios odontológicos, salas de nebulização, vacinação, curativo e observação, ainda há espaços para raio-x e coleta de sangue. Vão trabalhar na unidade três equipes completas do Programa de Saúde da Família, que incluem médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários, totalizando 70 funcionários.

Entretanto, é preciso ficar atendo. Mesmo aberta 24 horas por dia, o secretário de Saúde Jailson Correia avisa que os casos mais graves não devem ser levados para Upinha. “É a primeira unidade que tem a nova proposta de ter atendimento 24 horas. E, nos horários fora do expediente, vai atender as pequenas urgências e emergências. Aquilo que hoje superlota UPAs e grandes hospitais pode ser atendido na Upinha, como uma dor de cabeça, dor de barriga, um curativo, desafogando os grandes serviços”, explicou.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, a estrutura foi preparada para cobrir o Morro da Conceição e parte do Alto José do Pinho e Vasco da Gama. Na região, já foram cadastradas 10.500 pessoas no Programa de Saúde da Família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *