Problemas no HC suspendem temporariamente inscrições para residência médica

As inscrições para as novas vagas de residência médica no Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estão temporariamente suspensas. Após uma visita em agosto deste ano ao HC, a Comissão Nacional de Residência Médica constatou uma série de pendências nos programas de residência da unidade e recomendou a interrupção de cadastro de novos residentes.  Alteração na infraestrutura física, problemas no subsolo do hospital e queixas de alunos sobre falta de orientadores foram algumas das anormalidades verificadas. A unidade tem até 180 dias para normalizar a situação.

“Tivemos uma reunião ontem com todos os programas de residência e vamos procurar resolver as exigências até dezembro”, explica o diretor técnico/médico do HC, professor Cláudio Amaro. Na próxima segunda-feira (11), uma contestação deve ser enviada à Comissão Nacional. “A partir daí, eles vão fazer uma nova visita, no final de dezembro ou começo de janeiro. A tendência é que a situação seja completamente revertida”, completa Amaro, também cirurgião torácico e cardiovascular do Departamento de Cirurgia da UFPE.

Dezembro foi escolhido pelo grupo responsável pela residência médica no HC não por acaso. A Comissão Nacional deve vir durante este período visitar os programas gerenciados pela Universidade de Pernambuco (UPE). “A comissão vem visitar a UPE em dezembro e queremos aproveitar a data para a nova visita. É uma coisa que se resolve naturalmente”, explica o diretor do HC. Ainda

Amaro também ressalta que, antes das vagas serem suspensas (categoria de ‘diligência’), o Hospital das Clínicas já estava sob alerta, ou seja, estava em fase de fiscalização mas ainda podia abrir seleção para novos residentes (categoria ‘exigência’). “Como órgão fiscalizador, a Comissão está cumprindo o papel dela. Isso é muito bom porque faz com que corrijamos os problemas que temos”.

Atualmente, o HC conta com uma média de 80 residentes em todos os programas do HC. Cerca de 35 áreas de atuação são contempladas. Segundo o professor Claúdio Amaro, as provas devem ser realizadas normalmento no próximo ano, entre fevereiro e abril. O programa também não deve ser alterado.

UPE – Em dezembro, a Universidade de Pernambuco (UPE) deve receber uma visita da Comissão Nacional de Residência Médica. O motivo, segundo a assessoria de imprensa da instituição, é a verificação de alguns ajustes solicitados pela comissão na reforma do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam/PE).

Do NE 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *