Rádio que orgulha o Sertão
Por Nill Júnior
Recebemos da agência MV4 a confirmação da escolha popular da Rádio Pajeú como Melhor Emissora de Afogados da Ingazeira. De quebra, honrosamente fui informado da escolha como Melhor Radialista e Melhor Blog.
Mas confesso, comemoro com absurda alegria o primeiro, pois ver a Rádio Pajeú aos 60 anos com essa liderança local e regional com seus princípios editoriais diz muito mais sobre o amadurecimento da nossa população.
Ter posição na difusão da cultura, ser espaço permanente para a opinião pública exercer cidadania e regular os poderes, prestar serviço, não espetacularizar violência como algumas emissoras Brasil afora e sim debater o tema, discutir educação e cidadania, ouvir a todos, são bandeiras derivadas do papel que ela se presta a cumprir desde seu nascimento com Dom Mota, que a criou e Dom Francisco que lhe deu identidade.
Esses são alguns dos motivos pelos quais a Pajeú é tão estudada como modelo de comunicação popular por universidades, estudiosos e gente do meio. A força do prefixo alavanca com a Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remedios, seus associados e parceiros, outros dois equipamentos culturais e patrimônios históricos: o Museu do Rádio, único do gênero no Estado e a manutenção do Cine São José.
Fechamos um ano desafiador com a migração definitiva para 99.3 mas ao fim, vitorioso. Em muito pelo suporte dos dois bispos contemporâneos, Dom Luís Pepeu e Dom Egídio Bisol.
Os números que indicam preferência de audiência auferidos esse ano pelo Instituto Múltipla mostram que nunca fomos tão ouvidos na região desde fim dos anos 90, quando o AM foi perdendo capacidade de sintonia, fruto das eletrificação nas cidades e chegada das FMs. E olha que a Rádio passou o bastão para o FM ainda líder.
Há cidades como Afogados e Carnaíba onde o Múltipla perguntou qual rádio mais ouvida e o índice quase chegou à casa dos 70%. Cidades que reclamavam não sintonizar bem como Iguaracy já atestam a liderança da Pajeú. Uma conquista de várias mãos e muita gente boa engajada.
Neste sábado, estaremos muito bem representados por nosso Gerente Adjunto, padre Josenildo Nunes, Michelli Martins, Ney Gome, André Luiz e minha filha, Nivea Victória. Estarei em Fortaleza, no Fala Norte Nordeste, representando a radiodifusão de Pernambuco, mas com o coração nesse momento que coroa um ano maravilhoso para a Pioneira do Sertão Pernambucano. Viva a Rádio Pajeú e nossa gente!