Raio-x da disputa pelo acesso à Série A
Duas vagas para a Série A 2014 estão garantidas. Palmeiras, campeão, e Chapecoense, vice, já confirmaram antecipadamente seus lugares na divisão de elite do futebol nacional. Para as duas posições restantes, no entato, a briga está muito acirrada. Com 59 pontos, Sport, Icasa e Ceará são os três principais concorrentes – a duas rodadas do fim da competição. Figueirense e América-MG, ambos com 56, correm por fora – mas também estão na disputa. O Blog do Torcedor fez um raio-x da luta pelo acesso. Confira:
Sport – O próximo compromisso do Leão é contra o Boa Esporte (11º), em Varginha, no próximo sábado. A favor do Sport, o time de Marcelinho Paraíba já não tem mais objetivos na competição. Com 50 pontos, nem sobe para A, nem desce para a C. É um time que deve entrar sem muita responsabilidade no jogo. A não ser que, como sempre acontece nessas situações, a mala branca apareça. Se vencer e Icasa ou Ceará perderem, o Rubro-Negro carimba o passaporte para a elite – já que tem maior número de vitórias que os concorrentes.
Se não conseguir a vaga, o Sport terá de buscá-la na última rodada, diante do ameaçado Paysandu (17º), na Ilha do Retiro. O ponto positivo para o Leão é que o adversário não é exatamente qualificado (já que luta contra o rebaixamento). O principal trunfo é o fator casa. Como mandante, o Rubro-Negro até teve algumas derrotas – quatro-, mas teve muito mais vitórias: 13. O Papão ainda dá uma força: só conseguiu um triunfo longe do Pará. A seu favor, contudo, há a necessidade de escapar da degola.
Icasa – No sábado, o alviverde cearense enfrenta a Chapecoense (2º). Há uma grande dúvida em relação a esse jogo. Claro que o adversário tem qualidade: tanto que já garantiu sua vaga na A e é vice-líder do torneio. Por outro lado, dificilmente vai entrar com a empolgação dos últimos jogos – exatamente por isso: já subiu. A não ser, claro, que – como no caso do Sport- haja a presença motivadora da mala branca. Pelo lado nordestino, outra carta na manga é o Romeirão. No estádio, o Icasa tem bom retrospecto: 12 vitórias e quatro derrotas.
Na última rodada, no sábado seguinte, o Icasa sai para enfrentar o Paraná (10º). Não é a maior moleza. O time esteve durante boa parte da competição no G4 – mas caiu no fim da competição e chega ao momento derradeiro sem expectativas de subir. O problema é que a equipe cearense não tem grande retrospecto fora de casa: apenas seis vitórias em todo o torneio.
Ceará – O caso do Ceará é parecido com o do Icasa. O próximo duelo do time de Sérgio Soares é contra o Palmeiras (1º). Ninguém vai questionar a qualidade do Verdão, líder absoluto do campeonato. Mas é difícil que a equipe paulista mantenha a intensidade de jogo mesmo depois de ter conseguido o acesso e o título. Ainda assim, é um adversário incontestavelmente duro. Pior (para os cearenses): é fora de casa.
A última rodada também não é fácil. O Ceará decide sua vida contra o Joinville (8º). Pelo menos é na Arena Castelão. Como mandante, o Vozão só perdeu uma partida em todo o campeonato. Por outro lado, o JEC é um visitante pouco educado. Já roubou sete triunfos longe dos seus domínios.
Figueirense e América-MG – O Figueira tem a sequência mais tranquila do grupo. O primeiro jogo, por exemplo, é em casa contra o ASA, lanterna e rebaixado com antecedência. O último confronto é diante do Bragantino, no Nabi Abi Chedid. Não é o adversário mais fácil do mundo, mas também não é impossível batê-lo. Na décima quarta posição, o Massa Bruta pode já estar livre do rebaixamento. A maior dificuldade do time catarinense é que, três pontos abaixo de Sport, Icasa e Ceará, terá de contar com tropeços de dois desses times.
O América-MG está em situação ainda mais complicada do que o Figueirense. Ele vai ter de secar os quatro concorrentes que estão acima dele: todos têm bem mais vitórias do que o Coelho. Número de triunfos, bem sabemos, é o primeiro critério de desempate. O primeiro inimigo, no próximo sábado, é o Joinville (8º), na Arena Joinville. Na última partida, teoricamente mais tranquilidade. O adversário é o ABC (15º), no Independência.
Do Blog do Torcedor