Reação: Racing marca no fim e empata com Wanderers pela Libertadores
O Racing-ARG deu um importante passo nesta quinta-feira para se classificar às quartas de final da Libertadores da América. Longe de seus domínios, no Parque Central, o time argentino arrancou o empate em 1 a 1 contra o Montevideo Wanderers-URU. Santos abriu o placar e Fernández deixou tudo igual.
Com o 1 a 1, os argentinos ganham a possibilidade de se classificarem com um empate por 0 a 0 no duelo de volta, que será disputado na próxima quinta-feira, 14 de maio, no estádio Presidente Perón.
Um dos times tradicionais da Argentina, o Racing chegou pela última vez às quartas de final da competição continental em 1997. Daquela vez, ano de sua última participação no torneio antes de um longo hiato, o clube chegou à semifinal e acabou eliminado pelo Sporting Cristal-PER.
O primeiro tempo começou em um ritmo modorrento. Errando muitos passes, o Racing não conseguia impor seu jogo fora de casa e o Montevideo Wanderers, sabendo de suas limitações, pouco se arriscava. Os times tocavam a bola de lado enquanto a torcida de La Academia dava um show nas arquibancadas do Gran Parque Central.
Só no fim da primeira etapa que a equipe da casa produziu uma chance de gol. Aos 42, Bellini recebeu na área, girou sobre o zagueiro e soltou um petardo, obrigando o goleiro Saja a fazer milagre, na melhor oportunidade da partida.
O segundo tempo começou bem mais pegado que o primeiro. E logo aos nove minutos, o Montevideo Wanderers abriu o placar. A defesa afastou mal em enfiada de bola e na sobra, Albarracín tocou para Santos, que bateu forte para marcar.
Mas, aos 42 minutos do segundo tempo, Brian Fernández conseguiu empatar. Gustavo Bou cruzou da direita e o atacante, que havia substituído o ídolo Diego Milito, subiu mais que a defesa para cabecear firme e decretar o empate.
Pelo cruzamento do mata-mata, o vencedor deste confronto irá enfrentar o clube que sair vencedor do duelo entre Guaraní-PAR e Corinthians – os paraguaios superaram os brasileiros por 2 a 0 na última quarta-feira, em casa.
O Racing se classificou às oitavas de final após terminar a primeira fase como líder do Grupo 8 com 12 pontos, à frente do Guaraní (9). Já o Montevideo Wanderers avançou na 2ª posição do Grupo 5, com 10 pontos, atrás do Boca Juniors (18).