Ribeirão: MEC reúne secretários municipais de Educação para apoiar recuperação de escolas
Os danos causados pelas enchentes nas estruturas físicas, de equipamentos, de mobiliários e livro didático das escolas das redes estadual e municipal de Pernambuco já estão sendo levantados por equipes técnicas do MEC, que visitaram nesta terça-feira os municípios de Barreiros e Catende. Amanhã (31/05), às 9h, as equipes do MEC fazem reunião com secretários municipais de Educação na sede de Consórcio dos Municípios da Mata Sul (Consul), em Ribeirão.
“As primeiras imagens feitas pelas equipes técnicas em escolas nos municípios de Catende e Barreiros são lamentáveis e muito tristes. Mostram como algumas unidades de ensino foram atingidas e precisam do nosso apoio. O MEC está apoiando e vai liberar recursos emergenciais para restabelecer o atendimento educacional as nossas crianças e jovens”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho, que está acompanhando de perto, de Brasília, o trabalho das equipes do FNDE em Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul, estados atingidos pelas enchentes.
A partir desse levantamento feito pelas equipes técnicas, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação nesses três Estados, o MEC vai dimensionar que tipo de ajuda vai dar aos municípios. “Vamos apoiar na recuperação de estruturas físicas danificadas, na aquisição e recuperação de equipamentos, mobiliários e livros didático”, afirmou o diretor de gestão, articulação e projetos educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC. Leandro Damy destacou que a orientação recebida do ministro Mendonça Filho é agilidade no trabalho para não prejudicar o ano letivo das crianças e jovens desses municípios.
São 02 equipes em Alagoas, 04 em Pernambuco e 02 no Rio Grande do Sul. As equipes devem se integrar aos técnicos municipais e estaduais para fazer o levantamento das escolas atingidas pelas enchentes, principalmente na estrutura e espaço físico. As chuvas já atingiram 18 cidades em Alagoas, 23 em Pernambuco e 12 no Rio Grande do Sul. O FNDE já informou a presença das equipes aos prefeitos. Em Alagoas, os técnicos do MEC visitaram hoje diversas escolas. Amanhã, as equipes enviadas para o Rio Grande do Sul iniciam os trabalhos nos municípios vítimas das enchentes.
As fotos em anexo foram feitas pelas equipes do MEC/FNDE na Escola Costa Azevedo e do Centro Municipal de Educação Infantil Antônia Alves de Souza, em Catende.