Santa Cruz arranca 0 a 0 na Arena, e Grêmio perde chance de virar líder
O Grêmio entrou em campo nesta quinta-feira, na Arena, diante do Santa Cruz, com motivação de sobra, pela 18ª rodada do Brasileirão. A noite era ideal para findar um incômodo retrospecto contra rivais da parte de baixo da tabela e assumir a liderança da competição. Mas os gremistas tropeçaram em seus próprios erros e ficaram no 0 a 0 contra um valente Santa, que soma um ponto importante na briga contra o rebaixamento.
A possibilidade de encerrar a rodada na ponta da tabela não se refletiu em um Grêmio capaz de se impor ao Santa Cruz na primeira etapa de partida. Refém de um total de 22 passes errados – contra 19 dos pernambucanos – o Tricolor teve dificuldades em progredir no campo do adversário e teve raros momentos de superioridade em campo. Prova disso é que Tiago Cardoso sequer trabalhou nos 45 minutos iniciais. Do outro lado, o Santa quase abriu o placar aos 45, com Jadson, em chute da entrada da área. Marcelo Grohe fez a defesa.
O Grêmio voltou do intervalo com postura mais incisiva para tentar furar o bloqueio do Santa Cruz. E quase o fez. Primeiro, com Miller Bolaños e Negueba. O equatoriano cobrou falta na trave. No rebote, o camisa 77 mandou para fora, mesmo sem goleiro. O erro não arrefeceu o ímpeto gremista, que chegou novamente, com Douglas. O camisa 10 recebeu de Guilherme e cabeceou forte, aos 20, e mandou rente à trave. Tiago Cardoso mandou para escanteio. A resposta veio com João Paulo, em cobrança de falta no travessão, dois minutos mais tarde. O Santa se retraiu e conteve bem os esforços rivais. De quebra, quase marcou s vezes com Grafite, aos 29 e aos 35, mas Marcelo Grohe fez duas boas defesas para manter o zero no placar.
Com o empate, o Grêmio vai a 32 pontos e permanece na quarta colocação do Brasileirão. O Santa Cruz segue no Z-4, em 17º, com 18 pontos. Agora, o Tricolor depara com longos 10 dias sem compromissos, até encarar o Corinthians, já pela 20ª rodada no próximo dia 14, às 11h, também na Arena – o duelo com o Botafogo foi adiado para 4 de setembro. O Santa, por sua vez, recebe o São Paulo às 16h15 do domingo, no Arruda, pela 19ª rodada.