Santa Fé faz nos acréscimos, vence Inter na Colômbia e abre vantagem pelas quartas
Após levar duas bolas na trave e ver o adversário perder outra grande chance, o Internacional parecia que seguraria um empate sem gols com o Independiente Santa Fé com sucesso na Colômbia nesta quarta-feira. Porém, com um gol de Mosquera aos 47 minutos do segundo tempo, o time da casa triunfou por 1 a 0 no estádio El Campín, em Bogotá, pelo duelo de ida das quartas de final da Copa Libertadores.
O placar deixou os colombianos a uma empate da vaga ou até mesmo uma derrota por um gol de diferença na volta, desde que balancem as redes. Os brasileiros, por sua vez, precisarão vencer por dois gols de vantagem para irem à semi. O segundo duelo ocorrerá na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Beira Rio.
Para a partida, Diego Aguirre fez algo inédito em 2015: repetir a escalação. A formação desta quarta foi a mesma que superou o Atlético-MG por 3 a 1 na última semana e passou pelas oitavas de final.
O confronto também marcou o retorno de Nilmar, que está recuperado de lesão muscular na coxa esquerda e entrou no segundo tempo. Ele não ia a campo desde o segundo jogo da final do Gaúcho, em 3 de maio.
A derrota ainda manteve o jejum do Inter, que nunca venceu atuando na Colômbia. Foram seis jogos, sendo quatro empates e duas derrotas.
Com a bola rolando, os mandantes tiveram maior posse de bola e domínio territorial durante os primeiros 45 minutos, mas não conseguiram converter isso em chances claras de gol. A equipe brasileira até criou mais ocasiões de gol, mas também sem levar perigo. Na melhor delas, aos 35 minutos, Valdivia buscou encobrir o goleiro Castellano com um chute de longa distância e mandou para fora, perto do ângulo.
Na volta do intervalo, os colombianos passaram a atacar mais e dominaram a partida, perdendo boas chances de sair com a vitória. Aos 19, Meza aproveitou cruzamento de Omar Pérez e cabeceou para defesa de Alisson. No rebote, Mosquera finalizou de voleio e mandou na trave. Dois minutos depois, o Santa Fé acertou a trave novamente com um cabeceio de Mina após levantamento de Omar Pérez.
Aos 28, o time da casa desperdiçou a melhor oportunidade. Borja tocou para Pérez, que devolveu na área com um belo lançamento por cima da zaga. Livre na pequena área, Borja finalizou de primeira e mandou por cima do gol.
A equipe colorada teve, cinco minutos mais tarde, sua única boa chance no segundo tempo. Após finalização do Santa Fé bloqueada, Nilmar disparou com a bola em contra-ataque, concluiu por cobertura, e Castellanos ainda tocou na bola, que, mesmo assim, ia em direção ao gol. Antes que ela cruzasse a linha, Mina afastou.
O jogo se encaminhava para um empate sem gols até que, aos 47 minutos, Omar Pérez cobrou escanteio na área, e Mosquera subiu livre para cabecear forte, estufando a rede da meta defendida por Alisson.