Secretário de Saúde confirma 1º caso de chikungunya do ano em Afogados
Por André Luis
A chegada das chuvas é muito comemorada pelos sertanejos, mas com ela aumentam os perigos relacionados a algumas doenças, principalmente as arboviroses, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).
O secretário Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim e Roberta Oliveira da Central de Regulação, falaram nesta quarta-feira (28) no Debate das Dez da Rádio Pajeú, sobre os cuidados que devem ser tomados durante o período chuvoso e sobre outras demandas da Saúde no município.
Sobre os arbovírus, Artur alertou para os cuidados que devem ser tomados com a chegada das chuvas, um período onde é ligado um alerta na Secretaria e disse que já foi marcado um cronograma para debater as demandas relacionadas com relação ao período chuvoso no município.
“É um período de atenção, mesmo sendo de felicidade pra gente, mediante ao longo período de estiagem que passamos, mas é preciso estar constantemente vigilante nesse período com os reservatórios de água e com tudo que possa acumular água, como tampas de garrafas, por exemplo,”, disse Artur.
Artur também informou que já foi confirmado um caso de chikungunya, este ano em Afogados da Ingazeira, por isso é necessário que tome muito cuidado e que a prevenção é muito importante.
Artur e Roberta ainda esclareceram muitas dúvidas e responderam a vários questionamentos dos ouvintes e internautas da Pajeú, como: falta de agentes de Saúde, dúvidas relacionadas a marcação de exames e consultas com especialistas e várias outras dúvidas relacionadas a pasta da Saúde no município. Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje: