Segunda etapa da Adutora do Pajeú começa a operar
Saiba cidades que ficarão ligadas à operação do Sistema. Serra, Calumbi e Flores, por exemplo, continuarão ligadas à primeira etapa
O Gerente Regional da COMPESA, Gileno Gomes, informou ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que iniciou hoje a operação da segunda etapa da Adutora do Pajeú em fase de testes.
Foi feita uma descarga de fundo para melhorar a qualidade da água que chega à ETA. Os primeiros testes vão até São José do Egito. Para Itapetim, é necessária a ligação da Celpe da Estação Elevatória 9, mais testes que ainda serão realizados.
Uma novidade é que alguns municípios que poderiam ser abastecidos com a segunda etapa, como Serra Talhada, Calumbi e Flores, serão abastecidas com a primeira etapa. Como haverá mais folga, a perspectiva é de que haja menos problemas e mais segurança hídrica na distribuição.
A segunda etapa atenderá com 57 quilômetros de extensão os municípios de Carnaíba, Quixaba, Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Tabira, Santa Terezinha, Tuparetama, São José do Egito e Itapetim.
Com um investimento de R$ 250 milhões (2º etapa), a obra do Governo Federal/DNOCS foi repassada à Compesa, responsável pela operação do sistema.