Segunda-feira de ações de combate à violência contra a mulher no Recife
Pernambuco é o 10º no ranking nacional de violência contra a mulher e a sua capital, Recife, ocupa o 6º lugar. Diante do alto índice, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Tribunal de Justiça do Estado (TJPE), o Instituto JCPM e a Polícia Civil fazem ações de sensibilização nesta segunda-feira (25), quando é celebrado o Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher.
Às 9h, as mulheres poderão aferir a pressão arterial e fazer teste de glicemia na Delegacia de Santo Amaro, que fica na Rua Frei Casimiro, no Centro. Durante a ação, o chefe da Polícia Civil em exercício, Romano Costa, vai entregar 10 motos para as delegacias da Mulher do Estado, para ampliar o combate à violência.
O foco da ação promovida no Rio Mar Recife, na Zona Sul da Capital, é sensibilizar a sociedade, através da construção de uma cultura de não violência. Haverá panfletagem e duas palestras no centro de compras, das 15h às 22h.
O auditório do Instituto JCPM, no shopping, recebe uma palestra sobre a violência doméstica e os direitos da mulher e outra sobre a Lei Maria da Penha. Também será aplicado um questionário para avaliar o conhecimento da população sobre a lei.
Será apresentado ainda o espetáculo teatral Rosa Gente, Rosa Flor, que retrata a vida de uma mãe de família que se vê no fundo do poço após as agressões sofridas pelo marido. Com a ajuda do seu filho e da sua melhor amiga, ela consegue encontrar forças e informações sobre os seu direitos e como denunciar o seu agressor, conseguindo, recomeçar uma nova vida com a ajuda da Lei Maria da Penha.
ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA – O dia é celebrado desde 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem às irmãs Maria Tereza, Pátria e Minerva, conhecidas como Las Mariposas, que, em 25 de novembro de 1960, foram assassinadas por combaterem as injustiças sociais do governo ditador da República Dominicana.
Do NE 10