Sem energia elétrica, internet e telecomunicações, sertanejos voltam aos tempos antigos
Por André Luis
O apagão que afetou as regiões do Norte e Nordeste nesta quarta-feira (21), fez com que sertanejos voltassem aos tempos antigos, quando a luz vinha do candeeiro e a comunicação era feita através de recados entre as pessoas. Foram quase cinco horas sem energia elétrica, sem acesso à internet e as telecomunicações.
Em Afogados da Ingazeira, o comércio foi obrigado a encerrar as atividades mais cedo, os que resolveram manter as portas abertas, atendiam ao público à luz de velas.
Os prejuízos ainda não foram contabilizados, mas com certeza não foram poucos, visto que hoje em dia boa parte da movimentação das compras é realizada através de cartões de crédito e debito. Outro problema é que muitos estabelecimentos comerciais não fazem mais uso da antiga calculadora à pilhas. Imagina ter que passar uma feira do mês à lápis, como era em tempos antigos ou usando a calculadora de um celular?
A verdade é que hoje em dia o mundo é movido à tecnologia, e esta por sua vez depende da energia elétrica para funcionar, até mesmo os sistemas que abastecem as cidades com água dependem da energia elétrica, sem ela tudo para: semáforos, redes de telefonia fixa e celular, sistemas bancários, internet e todas as comodidades que conhecemos hoje em dia.
Hoje foi uma tarde e noite para escutar as histórias dos mais antigos que devem ter se relembrado de como eram as coisas antigamente. Mas como devemos sempre procurar olhar as coisas pelo lado bom, também foram horas pra sentar na calçada ou no sofá da sala e colocar aquela conversa em dia.