Sertânia: mulheres comemoram capacitação em Renda Renascença
A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural concluiu a primeira etapa do curso Artesanato Renda Renascença realizado entre os dias 09 e 13 de maio no prédio da Secretaria da Mulher.
Dez mulheres participaram da capacitação e aprenderam os pontos básicos da Renda Renascença com a instrutora da Cooperativa Pernambucana de Trabalho em Serviços e Assistência Técnica (COPERATA), Lúcia Espíndola. “Nossa avaliação é muito positiva, a participação das alunas foi muito boa, são muito dedicadas, com vontade de aprender e também de ensinar. A nossa expectativa é esse curso proporcione geração de renda para essas mulheres”, disse Lúcia.
A artesã Suely Nunes, de 50 anos, moradora da Rua Manoel Leandro Moraes, ficou muito satisfeita com o curso. “Eu já trabalho com artesanato há muito tempo, faço pintura, crochê, emborrachado, boneca, faço de tudo e vivo do meu artesanato, mas desde a juventude queria aprender a fazer renda, foi então que apareceu essa oportunidade e eu estou muito feliz de ter participado, espero complementar meu orçamento com as peças de Renascença”, comemorou a artesã que revende seus artesanatos em casa.
A dona de casa Fátima Viana, de 55 anos, moradora da Rua Amaro Lafayete, também aprovou o curso. “Foi maravilhoso, aprendi muita coisa, e já estou é ensinando as outras. Agora quero fazer minhas peças pra vender”, disse.
O primeiro módulo do curso teve 40 horas de duração e ensinou os pontos básicos da Renascença e o início da confecção de peças. A segunda etapa ainda não tem data prevista.