Sertânia vai iniciar segunda etapa da Vacinação contra HPV
Nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), que protege as mulheres do câncer do colo do útero.
A campanha será desenvolvida nas escolas das redes Municipal e Particular de Ensino e em todas as unidades de saúde. A população alvo é meninas com idades entre 9 e 11 anos, 11 meses e 29 dias. As mulheres na faixa etária de 9 a 26 anos, 11 meses e 29 dias, portadoras do vírus HIV, também serão vacinadas. É importante levar o cartão de vacinação.
A vacina é aplicada em três etapas. A segunda dose será a partir de setembro deste ano e a terceira, em março de 2020.
Câncer de colo do útero
O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais somente no Brasil. Em 2014, as estimativas foram de 15,3 casos novos a cada 100 mil mulheres e risco estimado variando de 17 a 21/100 mil casos, com grandes iniquidades regionais.
A vacinação contra HPV no país visa prevenir o câncer do colo do útero, bem como contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A meta é vacinar 80% da população alvo (4,94 milhões), o que representa 3,95 milhões de meninas na faixa etária de 9 a 11 a anos de idade em 2015.
A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oralgenital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Mas também pode ser transmitido, durante o parto ou, ainda, através de instrumentos ginecológicos não esterilizados.