Sindicato dos metroviários suspende paralisação marcada para o sábado
Decisão foi tomada após assembleia nesta quinta (27).
Sindicato deve se reunir com a CBTU, no Rio de Janeiro, em abril.
Após assembleia na noite desta quinta-feira (27), o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) decidiu cancelar a paralisação marcada para o sábado (1º). De acordo com o presidente do sindicato, Diogo Morais, a paralisação foi suspensa, pois eles conseguiram entrar em acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos no Recife (CBTU-Recife).
“Nosso interesse não é a paralisação, é a negociação. A CBTU se comprometeu em aumentar, a partir de sábado, em 25%, o efetivo de seguranças por um período de 30 dias, para garantir nosso bem-estar durante o carnaval. Esperamos que isso se estenda por um ano”.
Segundo a assessoria de imprensa da CBTU-Recife, eles não têm autonomia para garantir um esquema maior de segurança permanente, mas vão entrar em contato com a sede da companhia, no Rio de Janeiro, e repassar o pedido do sindicato. Além disso, também ficou acordado que nos dias 1º e 2 de abril, o Sindmetro-PE irá se reunir com a CBTU no Rio.
“Já no dia 3 de abril vamos ter um encontro com a CBTU local e com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para discutir as decisões tomadas no Rio. Então, logo depois desse encontro, haverá uma nova assembleia do sindicato”, afirmou Diogo Morais.
No dia 20 de fevereiro, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, com sede no Recife, concedeu uma liminar que considerava abusivas a paralisação do dia 21 de fevereiro e a marcada para o dia 1º de março.
Pela determinação do vice-presidente do TRT, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, o sindicato foi multado em R$ 800 mil devido à greve do dia 21.