Sobe para 55,1 mil o número de desabrigados e desalojados por causa das chuvas em PE
Governo federal reconheceu 24 cidades em situação de emergência no Agreste e na Zona da Mata de Pernambuco. Desde domingo (28), três pessoas morreram, sendo duas em Lagoa dos Gatos e uma em Caruaru, ambas no Agreste.
Do G1
O governo de Pernambuco informou, na noite de terça-feira (30), que subiu para 55.176 o número de pessoas obrigadas a deixar as casas por causas das chuvas e das enchentes. Agora, são 3.081 desabrigados, que perderam as residências, e 52.095 desalojados, que estão em abrigos ou moradia de parentes, temporariamente. Até a terça-feira (30), eram 4,8 mil moradores do estado prejudicados.
Segundo o estado, ao todo, 29 cidades registraram chuvas. Desse total, 24 municípios estão em emergência, que foi decretada na terça-feira pelo governo pernambucano. Nesta quarta, o governo federal editou uma portaria no Diário oficial da União e reconheceu a situação.
Além das cidades em emergência, há problemas em São José da Coroa Grande e Escada, na Mata Sul, bem como Cupira, Bonito e Gravatá, no Agreste. Desde o início das chuvas, na semana passada, três pessoas morreram. Duas em Lagoa dos Gatos, e um em Caruaru, no Agreste.
Donativos – O governo de Pernambuco também informou que enviou uma remessa de donativos para os 24 municípios do interior do estado atingidos pelas chuvas e enchentes. O Gabinete de Crise instalado no palácio do Campo das Princesas, sede da administração estadual, revelou que foram encaminhados 24 toneladas de alimentos, além de 18 mil litros de água e 9 toneladas de itens de higiene e limpeza.
De acordo com a portaria, o governo federal reconheceu a situação de emergência nos seguintes municípios:
- Amaraji
- Água Preta
- Barra de Guabiraba
- Barreiros
- Belém de Maria
- Caruaru
- Catende
- Cortês
- Gameleira
- Ipojuca
- Jaqueira
- Joaquim Nabuco
- Jurema
- Lagoa dos Gatos
- Maraial
- Palmares
- Primavera
- Quipapá
- Ribeirão
- Rio Formoso
- São Benedito do Sul
- Sirinhaém
- Tamandaré
- Xexéu