Spokfrevo Orquestra leva o frevo ao Rock in Rio Las Vegas
A orquestra toca sexta e sábado na edição do RIR nos Estados Unidos.
Do JC Online
“Acho outro momento histórico para o frevo, ser incluído num evento deste porte, e um festival de rock. pela primeira vezes o Rock in Rio terá um palco brasileiro, no exterior”. O comentário é do maestro Spok, que embarca com sua orquestra, amanhã, pela manhã, para os Estados Unidos, onde, sexta e sábado, tocam no Rock in Rio in Las Vegas, a estreia do evento nos EUA. A Spokfrevo Orquestra se apresenta na Rock Street Brazil, palco alternativo do festival, que terá também apresentações do guitarrista Pepeu Gomes e do saxofonista Léo Gandelman. Um detalhe, Gandelman tocará acompanhado por três músicos da Spokfrevo: o guitarrista Renato Bandeira, o bateria Augusto “Cabeça” Silva, e o baixista Helinho Silva
A gente não vai mostrar o show da orquestra, com improvisos, as músicas dos discos. Vamos começar na rua tocando frevos instrumentais, também um pouco do frevo como fazemos, improvisando. Mas tem que ver que é um festival de rock, então vamos incluir frevos canção, e o frevo que vem sendo feito por músicos que beberam na fonte do rock, feito a Eddie de Quando a maré encher”, diz Spok, que se reveza no sax e no vocal. Mesmo nos concertos da SFO, o maestro é dublê de crooner, no único frevo canção do repertório da SFO, exatamente o que dá título ao álbum, Ninho de vespas (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro): “Com Pepeu Gomes, não sei, mas é quase certo de que vamos ter uma participação de Léo Gandelman nos shows da gente. Ele está no disco, e é um músico com quem temos bastante afinidades”, antecipa Spok.
Para viajar aos Estados Unidos, a SFO interrompeu a gravação do terceiro disco, Frevo sanfonado, viabilizado pela aprovação num edital do Programa Petrobrás Cultural, em 2013: “Acho que temos mais uma semana de gravação. Depois vamos acrescentar as sanfonas. Na semana que vem quem botaria sanfona seria Camarão, numa música que gravamos dele. Não decidimos ainda quem será o substituto”, diz Spok. A produção da orquestra já começa a batalhar por patrocínio para a turnê que fará na Europa, já com concertos agendados em alguns dos mais importantes festivais do circuito europeu de jazz, como o North Sea Jazz Festival, em Roterdam, na Holanda.