Taxas de juros reduzidas e rendimentos superiores ampliam crescimento das cooperativas financeiras

As taxas de juros reduzidas e rendimentos normalmente superiores aos de mercado são algumas das principais vantagens de se associar a uma cooperativa financeira, segundo levantamento recente do Sebrae. Mas não são as únicas. Essas entidades, que estão crescendo a passos largos e firmes no Brasil e no mundo inteiro, atraem cada vez mais associados principalmente por um diferencial: no cooperativismo financeiro você é sócio, dono e decide junto.

A Sicredi Vale do São Francisco, por exemplo, começou em Petrolina há 17 anos como Unicredvsf e a atual gestão quando assumiu em 2008 tinha um ativo total de $ 7 milhões. Hoje, com agência também em Juazeiro – BA e contabilizando 4 mil associados a cooperativa pretende chegar até o final do ano com ativos totais na ordem de R$ 100 milhões. De acordo com o presidente da instituição, Antonio Vinícius Ramalho Leite, a perspectiva é que até 2020 os ativos totais cheguem a casa dos R$ 200 milhões.

Lembrando que as cooperativas são associações de pessoas, sem fins lucrativos, com natureza jurídica própria e integrante do Sistema Financeiro Nacional, o presidente explicou uma das vantagens sobre os bancos comerciais. “As taxas de juros destas instituições tradicionais são em média de 4,58% ao mês, enquanto que nas cooperativas, estas taxas caem pela metade chegando a 2,27%. Não é à toa que, segundo dados do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), o número de associados das cooperativas financeiras aumentou 198,4% em 10 anos, passando de 3,21 para 9,58 milhões entre 2007 e 2017”, enumerou.

Atendimento e serviços

O atendimento pessoal e personalizado nas cooperativas financeiras é outro diferencial, inclusive atestado pelo próprio Banco Central, que edita periodicamente o ranking de instituições por índice de reclamações.

Para tornar completa a busca de serviços de intermediação financeira e operações de crédito mais baratas e com retorno dos resultados operacionais (sobras), estas instituições capricham na oferta de produtos. Dentre os principais, o associado tem à disposição a conta-corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos, investimentos, seguros, consórcios e financiamentos. Além do poder igual de voto independentemente da sua cota de participação no capital social da cooperativa. O Sistema Sicredi conta atualmente com 3,8 milhões de associados em 1.600 agências distribuídas em 22 estados do Brasil. Destas agências 202 estão localizadas hoje em cidades onde não existem nenhuma instituição financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *