Teresa Leitão novamente pede abertura da CPI dos Transportes Públicos na RMR
A deputada Teresa Leitão anunciou na tarde esta terça-feira (20) que já conseguiu 12 assinaturas para a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Transportes na Região Metropolitana do Recife. Para a instalação da comissão é necessário 17 apoios de deputados estaduais. A parlamentar do PT solicitou que deputados, tanto da oposição quanto do governo, assinem o pedido de instalação da CPI.
Teresa Leitão defende que esta comissão não será destinada a atacar o governo, mas verificar uma série de reclamações advindas da população usuária do sistema de transportes públicos na RMR.
Para ela, o fato determinado, prerrogativa da criação de uma CPI, foi o “aumento abusivo” das passagens proposto no início do ano e que não se consolidou. “Não se consolidou exatamente pelas questões que a CPI quer analisar”, disse.
A parlamentar lembrou a CPI pretende, dentre outros assuntos, investigar os itinerários dos ônibus coletivos urbanos; investigar e avaliar condições de segurança e qualidade dos veículos e investigar os critérios que formam o valor das tarifas.
“Eu não vejo razão para que a gente não instale essa CPI. Essa CPI não é contra governo A ou B, mas é em favor de um monte de coisas que diz respeito aos interesses do cidadão”, disse em aparte a deputada Priscila Krause (DEM).
“Queremos resultado de uma CPI que possa melhorar o serviço de transporte público na RMR. Coma ampliação da RMR, com a proximidade das cidades, nada mais justo do que ter um transporte de qualidade que respondam aos anseios da população”, disse Teresa Leitão.