Thiago Braz leva ouro em Ostrava e faz índice para as Olimpíadas Rio 2016
O brasileiro Thiago Braz venceu nesta terça-feira a prova do salto com vara do Golden Spike de Ostrava, na República Tcheca, competição organizada pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf). O atleta, que já tinha conquistado o título do Troféu Brasil este mês, melhorou em 10 centímetros a marca da competição nacional para anotar 5,75m e ficar com o ouro. Com o resultado, Thiago superou a marca exigida para representar o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016 – 5,70m -, e ainda ratificou as vagas para o Pan de Toronto, em julho, e Mundial de Pequim, em agosto.
Thiago garantiu o título com folga nesta terça, saltando 20 centímetros a mais que os principais adversários. O polonês Piotr Lisek ficou com a medalha de prata, com 5,55 m, seguido do tcheco Jan Kudlicka, que fez a mesma marca.
Campeão mundial de juvenis e recordista sul-americano absoluto – 5,83m -, Thiago Braz mora em Formia, na Itália, desde o final do ano passado. Na Europa, é treinado pelo ucraniano Vitaly Petrov, ex-técnico de Sergei Bubka. Ele tem 21 anos e nasceu em Marília (SP).
No salto triplo, o paulista Jean Cassimiro Rosa terminou em quinto lugar, com 15,69 (-2.5). Ele foi bronze no Troféu Brasil. O norte-americano Christian Taylor ficou com o ouro em Ostrava, com 17,52 (-0.8), seguido do russo Alexey Fyodorov, com 17,11 (0.3), e do cubano Alexis Copello, com 16,38 (-0.4).